out
09

Cartões têm juros de até 601% ao ano

por: Angelica Balthasar
em: Notícias
fonte: Correio do Estado
09 de outubro de 2012 - 20:00

Cartoes-tem-juros-de-ate-601-televendas-cobranca

Por: Adriana Molina

A taxa básica de juros (Selic), aquela que regula o custo do dinheiro para empréstimo, caiu de 10% para 8% nos últimos meses, mas nem por isso o brasileiro está pagando pouco na hora de financiar dívidas no cartão de crédito. Pelo contrário, o Brasil é disparado, o país da América Latina com maior oneração no dinheiro de plástico, chegando a 601,09% ao ano, com média de 323,14% ao ano, de acordo com a Associação Brasileira do Consumidor (Proteste).

Para se ter uma ideia do quão superior é a taxa cobrada pelos bancos para o serviço no Brasil, a segunda maior média é mais de cinco vezes menor que a nossa, de 55% ao ano, praticada pelo Peru. Na sequência, estão: Chile (54,2%); Argentina (50%), México (33,8%), Venezuela (33%) e Colômbia (29,2%).

E porque pagamos tão caro pelo rotativo do cartão de crédito? Por causa da inadimplência – como o mercado é livre, quanto mais calote os bancos levam, mais as taxas são elevadas, para compensar essas perdas. A facilidade no acesso desencadeou o descontrole no uso do dinheiro de plástico fazendo dele, o grande vilão do orçamento das famílias brasileiras.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Dia 30/10 divulgaremos o ganhador do Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: