fev
19

Bom pagador poderá ter juros até 30% menores

por: Angelica Balthasar
em: Crédito
fonte: Diário de S.Paulo
19 de fevereiro de 2013 - 17:25

Bom-pagador-podera-ter-juros-ate-30-menores-televendas-cobranca-oficial

Lei que criou o cadastro positivo foi regulamentada e entrou em vigor em 1 de janeiro de 2013

Por: Carol Rocha

O cadastro positivo, que lista os bons pagadores no país, já foi regulamentada. A medida deve contribuir para baixar os juros e aumentar o crédito no país. Para o presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro Junior, os bons pagadores poderão ter o juros reduzidos entre 25% e 30%.

“Quando o cadastro estiver em pleno funcionamento, daqui a uns dois anos, os bons pagadores terão essa redução em relação às taxas praticadas hoje”, disse. As contas de água, luz e telefone, por exemplo, também vão integrar o histórico.

“Hoje, quem tem mais bens tem mais facilidade para conseguir crédito e paga menos juros. Com o cadastro positivo, o que vai ser levado em conta é o histórico individual de cada um”, avalia Pellizzaro Junior. Segundo ele, a concessão de crédito no país, hoje, gira em torno de  45% do PIB (Produto Interno Bruto) e poderá chegar a 70% daqui a cinco anos, mais ou menos.

Para Vander Nagata, superintendente de informações sobre consumidores da Serasa, o cadastro vai ajudar também a evitar o superendividamento, já que o credor saberá quais dívidas a pessoa já contraiu antes de conceder o crédito “no escuro”.

A lei que criou o cadastro foi aprovada pelo Senado Federal em dezembro de 2010 e sancionada com vetos pela presidente Dilma Rousseff em junho do ano passado. O banco de dados deve ser operado pelas empresas que já cuidam do cadastro negativo, como Serasa e SCPC.

Bom-pagador-podera-ter-juros-ate-30-menores-televendas-cobranca-interna

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: