Jan
27

Aumento do IOF e Selic podem elevar a inadimplência

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Redação
26 de janeiro de 2015 - 18:08 - atualizado às 22:51

Aumento-do-iof-e-selic-podem-elevar-a-inadimplencia-televendas-cobranca

Toda vez que os impostos são elevados, o consumidor é onerado, já que sua capacidade de pagamento fica menor e o comprometimento da renda com prestações fica maior. Saiba o que fazer para não entrar no vermelho

Desde o último dia 22, o crédito ficou mais caro para os consumidores. De acordo com o decreto publicado na última quarta-feira (21), no Diário Oficial da União, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incide nas operações de crédito para o consumidor, passou de 1,5% para 3% ao ano (o equivalente à alta de 0,0041% para 0,0082% por dia). Esse valor será cobrado além dos 0,38% que incidem na abertura das operações de crédito. Segundo os economistas da Serasa, toda vez que os impostos são elevados, o consumidor é onerado, já que sua capacidade de pagamento fica menor e o comprometimento da renda com prestações fica maior. Dessa forma, o crédito mais caro aumenta o risco da inadimplência.

Além do IOF, a pressão inflacionária, que já vem desde 2014, continuará a afetar o bolso do consumidor. Pela terceira vez seguida, o Banco Central (BC) reajustou os juros básicos da economia, a taxa Selic, em 0,5 ponto percentual, para 12,25% ao ano. Esses aumentos deixarão mais caras todas as dívidas, especialmente as dos juros rotativos do cartão e as do cheque especial.

“Como o consumidor não estava preparado para este aumento dos tributos, a hora é de apertar o cinto, já que o ganho real de salário menor reduz a capacidade dos consumidores de pagamento e de renegociação das dívidas”, alerta o superintendente do SerasaConsumidor, Julio Leandro. Outro fator que deve o consumidor deve ficar alerta é para o mercado de trabalho, que deve apresentar maior risco de desemprego.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: