Jun
16

Como cobrar inadimplentes em meio à crise?

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Redação
15 de junho de 2016 - 18:08

Como-cobrar-inadimplentes-em-meio-a-crise-televendas-cobranca

Ideal é concentrar as ações nos primeiros 90 dias da dívida

O Brasil possui atualmente cerca de 60 milhões de inadimplentes, sendo 15,7% deles (9,4 milhões), jovens entre 18 e 25 anos. Os dados da Serasa Experian também revelam o total dessa dívida: R$ 256 bilhões. Seja pela alta do desemprego ou deficiência na educação financeira, a realidade é uma só para as assessorias especializadas: como cobrar inadimplentes em meio à crise?

Outra pesquisa, realizada pela empresa de call center Atento, revela um perfil mais detalhado dessa fatia da população. Cerca de 48% dos brasileiros acima de 18 anos possuem algum tipo de dívida, incluindo as conhecidas parcelas de cartões de crédito. Esse pequeno objeto, aliás, foi o maior vilão de quem entrou para o “time dos inadimplentes” (67% das respostas), uma nova realidade enfrentada por mais de um milhão de pessoas desde agosto do ano passado.

Como o momento econômico do país não é dos melhores, é preciso elaborar melhor as estratégias antes de entrar em contato com o cliente devedor. “Uma boa saída seria concentrar as ações de cobrança nos três meses antes do consumidor se tornar inadimplente, com o serviço ainda em uso. Com isso, se torna muito mais fácil chegar a um acordo”, analisa Ariane Abreu, Diretora Comercial da Total IP – soluções de voz e e-mail para contact centers.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: