May
17

Como elaborar uma carta de cobrança?

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Jornal Contábil
16 de maio de 2021 - 12:04

Como-elaborar-uma-carta-de-cobranca-televendas-cobranca-3

A carta de cobrança é uma ótima maneira de manter contato com seus clientes inadimplentes.

Esse elegante instrumento de cobrança, como o próprio nome já diz, ajuda o empresário a manter seu número de vendas em ordem.

O principal objetivo da carta cobrança é lembrar o cliente sobre a dívida que ele possui com você. No entanto, ela não constrange ou ameaça em momento algum.

A ideia é ser cordial, mas lembra-lo de possíveis consequências jurídicas caso a dívida não seja sanada.

O que é exatamente carta de cobrança

A carta de cobrança é um instrumento administrativo extrajudicial utilizado por empresas para tratar com seus clientes sobre dívidas em aberto. Ela pode ser enviada pelo correio, por e mail, ou disparada por SMS ou WhatsApp.

Entenda: Usar o sistema ERP online é a solução para quem precisa fazer a gestão completa e integrada da sua empresa. Conheça mais sobre essa tecnologia.

Mais importante, ao escrever uma carta cobrança, se alie o tom direto com a cordialidade. É necessário ser direto, sem parecer seco. Ser curto sem parecer frio. Ser severo sem parecer grosseiro.

Entretanto, perceba que existe uma linha tênue entre o que você quer dizer, e o que você não quer parecer estar dizendo.

Portanto, é necessário que se leve isso muito a sério pois uma carta cobrança mal escrita pode causar sérios prejuízos como a perda do cliente, processos por constrangimento ilegal e cobrança indevida.

Tudo é uma questão de ser honesto e saber qual tom você irá utilizar.

Todos devedores devem receber uma carta de cobrança?

Por se tratar de um instrumento de cobrança para manter seu faturamento alto e as contas em ordem a resposta é sim. Todos os clientes inadimplentes devem estar cientes de que estão devendo.

O que é salutar lembrar é a diferença entre um cliente de anos e um cliente mais recente, que não possui uma história com a empresa.

Com certeza todos os dois tipos de cliente são igualmente importantes de se manter. No entanto, o cliente mais antigo, de anos, pode se sentir melindrado em receber tal carta cobrança.

Afinal, anos e anos como bom pagador não contam para nada? É claro que sim! É para continuar a deixar claro que se trata de alguém especial que a carta cobrança deve ser acompanhada de um telefonema de cortesia, explicando a situação.

Procure saber o que aconteceu

Todavia é importante lembrar que todos nós estamos sujeitos a complicações financeiras de qualquer natureza o que pode ocasionalmente afetar com compromissos de pagamento firmados anteriormente.

Tendo isso em vista, um telefonema pode ajudar a descobrir o motivo da não quitação dos débitos.

Essa aproximação possui o objetivo único de encontrar uma possível maneira de o cliente quitar o que deve.

Talvez, até mesmo encontrando novas formas de pagamento ou outros prazos.

O que deve ter na carta de cobrança

Antes de tudo, para dar mais celeridade ao processo de envio de carta cobrança é prudente ter alguns modelos prontos em mãos onde se mude apenas os dados necessários. Assim, qualquer funcionário responsável pode preencher as lacunas sem quaisquer prejuízos.

Logo, é imprescindível que em sua carta cobrança contenha as seguintes informações:

Data de Vencimento;

Nome da empresa contratante e contratada;

Informações do produto/serviço;

Valor da fatura em aberto;

Meio de pagamento disponíveis.

Quando enviar a carta de cobrança

Mais ainda, a utilização da carta de cobrança se dá somente quando o cliente de seu serviço ou produto passa a não honrar com os prazos preestabelecidos no ato da compra ou contratação de serviço.

Certamente a empresa deve definir datas para o envio automático da carta cobrança caso não haja o pagamento dos débitos.

Por exemplo, as datas em questão devem ser organizadas por etapas bem definidas:

A partir de X dias após o vencimento do débito, o título irá para o cartório;

Após Y dias sem quitação o caso é encaminhado para uma empresa terceirizada especialista em cobranças;

Não havendo solução em até Z dias, o caso segue para o setor jurídico da empresa e será cobrado em juízo.

Cobrar e receber são direitos

Possuir controle semanal desse cadastro de pagadores e não pagadores pode ser o ideal, contanto que a empresa possua alguém específico para fazê-lo.

Lembre-se que a ideia é cobrar o que é justo e devido, não ser importuno. Se a pessoa já quitou o que devia a você, não continue a cobrança.

Por fim, é importante manter atualizado o cadastro de devedores e não devedores de sua empresa para ninguém se sentir constrangido ou coagido.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: