Sep
22

Como fazer seus clientes pagarem na data certa

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Intoo
21 de setembro de 2016 - 18:10

Como-fazer-seus-clientes-pagarem-na-data-certa-televendas-cobranca

Você está tendo problemas para receber de seus clientes? Temos algumas dicas que irão ajudá-lo

Todas as empresas acabam tendo problema com sua gestão de recebíveis. Alguns clientes pagam atrasado, outros abusam e acabam pagando quando querem, e assim a coisa vai prejudicando o seu caixa.

Mas, você precisa manter o dinheiro fluindo pela sua empresa para que possa garantir a sua saúde financeira. Caso contrário, terá problemas.

Por isso, trouxemos algumas dicas para que você possa receber dos seus clientes em dia.

#1. Crie um calendário de pagamento

Depois que você acordou o seu calendário de pagamento com o cliente, envie as faturas do cliente quando o trabalho estiver concluído, ou antes da mensalidade vencer.

Dessa maneira, não continue com o trabalho, ou siga para a próxima etapa até que você tenha recebido o pagamento.

Se as datas foram previamente acordadas, não há nada que justifique o atraso do seu cliente com o pagamento. Para facilitar a sua vida, lembre-se ainda de enviar as faturas com a devida antecedência (5 a 7 dias são o suficiente).

#2. Seja mais do que um boleto

Enviar notas manuscritas de agradecimento para seus clientes pode ser uma ótima saída. Outra grande ideia que funciona muito bem é saber o responsável pelos pagamentos.

Se você consegue ser visto como uma pessoa, e não apenas como mais 1 boleto a ser pago, as pessoas podem ter mais consideração com você durante esse processo.

#3. Envie lembretes regulares

Envie suas cobranças por e-mail com a devida antecedência. Depois envie um lembrete de vencimento da fatura para o seu cliente. Alguns serviços hoje já disponibilizam lembretes por telefone.

Se os clientes perderem o prazo, entre em contato de maneira gentil e cordial. Ser profissional, educado e organizado vai fazer toda a diferença para agilizar seus recebíveis.

#4. Tenha uma política firme de pagamentos

Esteja sempre aberto em suas políticas de pagamento, e certifique-se de se proteger legalmente de possíveis fraudes e atrasos.

Você também pode considerar cobrar juros por atrasos. Mantenha suas políticas claras no contrato, e as eventuais consequências pelo não pagamento, e tenha sempre suporte especializado quando alguém não te pagar.

Cuide bem dos seus recebíveis

Agora que você já sabe como garantir que seus clientes paguem você em dia, você pode cuidar da saúde financeira da empresa.

Quando a sua empresa é campeã no atraso de recebíveis, você pode ter sérios problemas para conseguir empréstimos e financiamentos, como vender duplicatas e conseguir crédito para capital de giro.

Ter um cliente em sua carteira apenas porque ele representa um valor, mas nunca paga, é um grande prejuízo.

Não caia nessa armadilha. Trabalhe apenas com as empresas que pagam você em dia, e comprovadamente valem a pena. Ao eliminar as empresas que não pagam, você vai tirar um grande peso das costas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: