Nov
26
25 de novembro de 2013 - 18:10

Inadimplentes-desconhecem-o-valor-da-divida-ou-parcelas-atrasadas-televendas-cobranca

60% dos devedores ainda afirmam que, normalmente, falta dinheiro no fim do mês; Quase metade da renda mensal está comprometida com dívidas. 

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian feita com cerca de 1000 consumidores apontou que cerca de 25% se declaram inadimplentes – eles afirmaram não estar em dia com o pagamento de, pelo menos, uma despesa no mês. Do total de entrevistados que se afirmam inadimplentes, 38% admitem não ter ideia de qual é o valor total das contas ou parcelas em atraso, enquanto que 32% sabem o valor exato e 30% estimam um valor aproximado. A quantidade de pessoas que desconhecem o total de suas dívidas é ainda maior quando se divide o estudo por classes sociais, chegando a 42% de pessoas da classe C que se encontram nesta situação.

Para 41% dos inadimplentes, o motivo para não conseguir pagar as dívidas foi o desemprego. Outros 15% afirmaram ter comprometido parte da renda com despesas de reforma ou financiamentos de carro/imóvel. Apenas 6% apontaram o aumento do custo de vida, enquanto que 21% afirmaram que a situação financeira piorou, devido a descontrole nos gastos da casa. Ao serem questionados sobre sobrar ou faltar dinheiro no fim do mês, 60% dos inadimplentes disseram que normalmente, falta dinheiro. Apenas 12% disseram que normalmente sobra dinheiro, enquanto que 27% disseram que em alguns meses o dinheiro sobra e em outros falta. Os consumidores pesquisados também apontaram que, do total da renda mensal, em média 46% são destinados para o pagamento de dívidas.

Do total de pesquisados que se declararam inadimplentes, 34% possuem entre 30 e 39 anos; 22%, entre 40 e 49 anos; 18%, tem de 25 a 29 anos; 16%, 50 a 59 anos e 9%, de 20 a 24 anos de idade. A maior parte está concentrada na região Sudeste do país, equivalente a 43% do total, seguida pela região Nordeste, com 31%. O Sul vem em terceiro lugar, com 12%, seguidos por Centro-Oeste e Norte, com 7% cada um.

Para cerca de um terço dos inadimplentes pesquisados, a situação financeira nos últimos 2 anos sofreu impacto negativo. 14% afirmaram que, durante este período, a situação financeira piorou muito. Para 16%, piorou um pouco. 32% afirmam que melhorou um pouco, 29% disseram que a situação continuou a mesma e apenas 10% afirmaram que, nos últimos 24 meses, a situação financeira melhorou muito – mas, ainda assim, continuaram inadimplentes.

Ao serem questionados o que fazem quando falta dinheiro, 41% afirmaram que cortam ou economizam em algumas despesas. 13% disseram que pedem ajuda a familiares ou amigos. 12% dos entrevistados afirmaram entrar no cheque especial. 9% informaram que não pagam o total da fatura do cartão, 8% continuam a consumir e deixa de pagar algumas contas e 6% usam o cartão de crédito. Os 11% restantes buscam outras soluções.

Dentre os produtos/serviços financeiros que estavam utilizando no momento da realização da pesquisa (esta pergunta permitia múltiplas respostas), 51% afirmaram utilizar cartão de crédito. 36% utilizaram carnê de loja, ou seja, algum parcelamento com carnê de loja. 25% afirmaram usar cheque especial/limite de conta corrente, 25% empréstimo pessoal em banco, 14% crédito consignado, 13% cheque pré-datado e 9% crédito pré-aprovado em banco. 21% afirmaram estar financiando automóveis. 27% usam cartões de lojas ou supermercados. 13% usam empréstimos obtidos de familiares/colegas e 10% estão comprometidos com financiamentos de imóveis. Apenas 14% dos entrevistados afirmaram não estar utilizando nenhum produto/serviço financeiro no momento.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: