Feb
18
17 de fevereiro de 2014 - 18:06

Itau-permite-transferencia-de-credito-para-pagar-dividas-televendas-cobranca-oficial

Não é novidade que as dívidas no cartão de crédito e cheques especial são as mais caras do mercado e que depois de contrair esse tipo de endividamento é preciso muito planejamento para se livrar deles.

Uma opção que vem sendo bastante divulgada nos últimos dias é uma alternativa é do Itaú, que está disponibilizado para os seus clientes a possibilidade de transferir os limites entre produtos de crédito.  A proposta é que o cliente transfira, por exemplo, os limites do cheque especial para o cartão de crédito e vice-versa, inclusive entre cartões, ou então dos limites do cheque especial e do cartão para contratar um empréstimo pessoal.

Para o banco, essa possibilidade de adequação pretende promover o uso consciente do crédito. De acordo com Luiz Veloso, do Itaú Unibanco, a distribuição dos limites pode ser feita de acordo com o que o cliente precisa, tanto nas agências como na internet ou nos caixas eletrônicos. “O cliente terá maior flexibilidade sem aumentar seu endividamento, mantendo o nível de inadimplência da instituição sob controle”, afirma.

A alternativa de transferir crédito para uma linha com juros mais baixos pode ser interessante, na opinião da especialista em defesa do consumidor e supervisora da área de assuntos financeiros e habitação do Procon-SP, Renata Reis, desde o cliente a utiliza com o objetivo de sair do endividamento. “Considerando sempre a opção de quitar a dívida com qualquer renda extra que possa vir a receber, como um 13° salário, férias ou qualquer outro tipo de rendimento extra”, explica.

Tendo em mente essas possibilidade, o cliente deve analisar todos os critérios da proposta de transferir o crédito e sempre fazer a transferência para as alternativas mais baratas de juros, como o empréstimo pessoal ou consignado.

Quando vale a pena

Segundo o Itaú, o cliente pode utilizar as vantagens da nova funcionalidade quando pretende realizar uma compra de bens duráveis ou de consumo e não possui recursos próprios para isso. Ao transferir os limites do cheque especial e do cartão de crédito para o empréstimo pessoal, terá maior valor disponível na linha de crédito com taxas mais baixas e poderá efetuar a compra, pagando em parcelas fixas mensais.

A transferência de limites também pode ser usada para cobrir gastos extraordinários, como por exemplo, em viagens ao exterior, quando um limite maior no cartão de crédito pode ser útil. “A qualquer momento o cliente pode transferir parte do seu limite de cheque especial para o cartão de crédito e começar a usar na hora, pois a aprovação é automática”, diz Luiz Veloso.

Contudo, antes de fechar qualquer proposta, o consumidor deve se certificar da existência de tarifas e mudanças de taxas para essa transferência e se certificar se a troca será positiva para o seu bolso.

“Antes de fazer a transferência, o consumidor deve pedir uma cópia das condições de operação e antes de qualquer troca fique atento aos custos efetivos, qual o percentual atual e da operação anterior para se certificar se não está trocando seis por meia dúzia”, orienta.

Ao realizar a transferência de limites, o cliente visualiza os produtos que podem ser transferidos, suas respectivas taxas de juros e uma sugestão de novos limites, baseada em seu histórico de uso.

Taxa de juros

De acordo com informações disponibilizadas pelo Itaú Unibanco, a taxa vigente para o crédito pessoal oferecido sem a contratação o pacote Itaú Conta Benefícios 2.0 e Itaú Uniclass Conta Benefícios 2.0 variam entre 2,31% a 6,9%. Com um desses pacotes, sem vínculo salarial, a taxa fica entre 2,27% e 6,34%. Já com vínculo salaria a taxa com os pacotes fica entre 2,27% e 5,34%.

Para o cheque especial oferecido sem o pacote Itaú Conta Benefícios 2.0 e Itaú Uniclass Conta Benefícios 2.0 variam entre 5,45% a 9,47%. Com um dos pacotes, sem vínculo salarial, a taxa fica entre 5,45% e 6,34% e com vínculo salarial a taxa com os pacotes fica entre 3,7% e 5,34%.

Já a taxa do rotativo no cartão de crédito fica entre 1,9% e 9,9% sem pacotes e com pacotes, sem vínculo salarial. Com pacote e vínculo salarial, as taxas ficam entre 1,90% e 9,40%.

O Procon-SP também realiza pesquisas comparando as taxas cobradas pelo principais banco.  A última divulgação com dados coletados no dia 3 de janeiro, envolveu o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Confira abaixo as taxas apresentadas pela pesquisa para o Itaú e a média de valores cobrados pelo mercado. A pesquisa apresenta a comparação para as linhas de empréstimo pessoal e cheque pessoal, mas não apresenta a comparação para o rotativo com cartão de crédito.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independentemente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Itau-permite-transferencia-de-credito-para-pagar-dividas-televendas-cobranca-interna-1

* Fonte: Procon

** Dados coletados no dia 3 de janeiro, envolvendo as seguintes instituições:  envolveu as seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal,  HSBC, Itaú, Safra e Santander.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: