Por: Fernando Amizes* A inadimplência aumenta, e a receita diminui. Com essas variáveis, um call center de cobrança encontra muitas dificuldades para manter sua régua em dia [sem ter que ampliar o quadro de cobradores], e paradoxalmente, fica difícil ampliar sua estrutura se a receita está diminuindo. Para driblar a falta de recursos, muitas empresas …
Diz-se da perda com clientes, um crédito perdido. Já no caso da inadimplência, um atraso no pagamento Por: José Carlos Apesar de muito próximos, perda com clientes e inadimplência tem significados diferentes. De acordo com suas devidas definições, perdas com clientes ocorrem quando a empresa, observada a legislação pertinente, baixa em seus registros contábeis o …
Consultor Tributário da Roncato Advogados, Josildo Araujo de Oliveira explica que no atual momento de crise os empresários devem estar atentos às diversas oportunidades de planejamento com intuito de cortar gastos e custos No começo do ano, entidades ligadas a setores produtivos e às micro e pequenas empresas do Brasil alertavam para a nova regra …
Por: Maria Cristina Frias Em São Paulo, 5,5 milhões de inadimplentes deixaram de entrar na “lista suja” entre setembro de 2015 e março deste ano, segundo levantamento da ANBC, que reúne Serasa Experian e Boa Vista SCPC, dois dos maiores órgãos de proteção ao crédito. O motivo é a exigência legal que o devedor assine …
O novo Código de Processo Civil (CPC), em vigência desde o dia 18 de março, terá impacto não apenas no cotidiano de advogados e do Judiciário, mas também em questões do dia a dia. A nova legislação, por exemplo, simplificou a cobrança das taxas de condomínio, deixando o processo – que, até então, poderia levar …
Por: Sérgio Ruck Bueno e Talita Moreira O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) vai revisar as projeções de desempenho para 2016 após registrar aumento nos índices de inadimplência e no volume de provisões para operações de crédito no início do ano. A instituição divulgou ontem lucro líquido de R$ 188,1 milhões …
Por: Beatriz Olivon A 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que as empresas não precisam pagar danos morais em caso de inscrição indevida de inadimplente já incluído em cadastro de proteção ao crédito. A decisão foi dada em um recurso repetitivo e serve, portanto, de orientação para as instâncias inferiores. Em março, …
Tecnologia adequada e treinamento para os operadores fazem a diferença Recente pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com 794 consumidores em todo o país, revelou algumas informações a respeito das estratégias de cobrança utilizadas pelas empresas para notificar os credores. Um dos dados …
Por: Tássia Kastner Nem mesmo os grandes bancos privados do país escaparam da recessão econômica. Aumento das despesas contra calotes de grandes empresas, inadimplência em alta e redução nas carteiras de crédito minaram os lucros de Itaú, Bradesco e Santander. Na última terça-feira, o Itaú anunciou tombo de 9,9% em seu lucro líquido recorrente quando …
Apenas 11,2% receberam o valor integral da dívida e três em cada dez tiveram que economizar e cortar gastos para pagar as pendências de terceiros Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) traçou o perfil de consumidores que estão ou ficaram inadimplentes há …