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Quase 55% desconhecem que estão com “nome sujo”

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Executivos Financeiros
22 de setembro de 2013 - 14:10

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Apesar do serviço gratuito, 30% dos consumidores pagam para consultar CPF

Mais da metade dos consumidores (54,9%) pesquisados pela Boa Vista Serviços afirma não ter conhecimento sobre a existência de dívida ou quem é o credor, condição indispensável para regularizar sua pendência financeira. Isso ocorre apesar do envio da carta de aviso de débito no momento da inclusão da pendência na base de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Além disso, 29% dos consumidores pagam por consultas a seu CPF e 28% nunca haviam consultado antes. Esses dados foram obtidos por meio de um levantamento, realizado pela Boa Vista Serviços.

A Boa Vista Serviços fez três questões simples e diretas aos consumidores, quais sejam: (1) antes de conhecer o Portal Boa Vista Consumidor Positivo, como você consultava o seu CPF?; (2) antes da consulta, qual era o seu conhecimento a respeito da situação do seu CPF?; (3) em caso de dívida registrada, quando pretende pagar? Os consumidores também informaram o estado em que moram e a idade. Pessoas de 17 a 82 anos participaram da pesquisa.

O levantamento foi realizado com o objetivo de conhecer melhor o perfil de usuários da autoconsulta gratuita no Portal Boa Vista Consumidor Positivo, tanto para o aprimoramento do serviço quanto para melhorar os programas de educação financeira e de sustentabilidade do crédito desenvolvidos pela Boa Vista Serviços.

Uma das informações obtidas pelo levantamento e que mais surpreendeu foi o fato de quase um terço dos consumidores (29%) pagar pela consulta. O diretor de marketing, inovação e sustentabilidade da Boa Vista Serviços, Fernando Cosenza, ressalta a importância de amplificar a informação de que o acesso gratuito a essa consulta é direito do consumidor, e pode ser realizado pela Internet com toda praticidade e segurança. “O consumidor pode fazer a sua autoconsulta gratuita onde e quando quiser. Pode contar também com os balcões de atendimento do SCPC em todo o Brasil, se preferir”.

O levantamento evidencia também o grande interesse do consumidor em ter conhecimento sobre a situação do seu CPF, informação imprescindível para a gestão da sua vida financeira e de crédito. “A importância do serviço de autoconsulta pela Internet é indiscutível, também porque facilita ao consumidor acesso aos meios necessários para entrar em contato com seu credor e renegociar suas dívidas”, afirma Cosenza. E acrescenta: “pode-se questionar como a pessoa não sabe para quem deve, mas é preciso considerar que nem sempre é uma questão de desorganização ou eventual fraude. Às vezes, o consumidor não associa o nome fantasia à razão social do credor e na falta da informação precisa, vai deixando de lado algo que se torna uma complicação para ele”, analisa o executivo.

Entre os consumidores pesquisados e que possuem pendência, 20,7% manifestaram intenção de quitar a dívida em até 30 dias, outros 22,7% pretendem acertar em até 90 dias. E 56,6% não sabem em que prazo poderão pagar o compromisso.

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1 Comentário
  1. Gostei; esta informação ajuda aos gestores de venda e os departamentos de creditos a tomarem decisão com mais acerto. e avaliar o perfil dos consumidores.

    Reginaldopaz em 25 de setembro de 2013 - 11:31

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