Sep
02

Queda na inadimplência eleva qualidade das carteiras de crédito

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Executivos Financeiros
01 de setembro de 2013 - 14:05

Queda-na-inadimplencia-eleva-qualidade-das-carteiras-de-credito-televendas-cobranca

Nos atrasos menores do que 90 dias, inadimplência caiu

A inadimplência caiu para atrasos menores do que 90 dias e ficou estável para atrasos superiores a 90 dias, aponta a Febraban, com base nos dados de crédito divulgados pelo Banco Central na última semana.

Nos atrasos de 15 a 90 dias, houve recuo para 6,8% nos atrasos de Pessoas físicas – PF – (-0,2 p.p.) e para 2,7% em Pessoas Jurídicas – PJ – (-0,1 p.p.) no caso de recursos livres. Segundo a Febraban, esse movimento seguiu o previsto e refletiu a sazonalidade favorável. Nas linhas direcionadas, o crédito recuou 0,2 p.p. tanto em PJ como em PF, para 0,9% e 5,3%, respectivamente.

Já na inadimplência acima de 90 dias houve estabilidade no mês. Pelo quarto mês, a inadimplência geral ficou estável no dado geral do sistema, em 3,6%, sendo 5,5% em recursos livres e 1,2% no direcionado, ambas estáveis.

Nas operações de crédito com recursos livres, também houve estabilidade.  A taxa de inadimplência ficou em 7,5% em PF e 3,7% em PJ, nessa modalidade. Segundo a Febraban, a estabilidade e recuo nos primeiros meses do ano ocorre em período sazonalmente desfavorável, o que não deixa de ser um fator positivo para a qualidade das carteiras.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: