Feb
11
10 de fevereiro de 2016 - 18:08 - atualizado às 20:01

Se-voce-nao-tem-sorte-no-amor-a-culpa-pode-ser-da-divida-acumulada-no-cartao-televendas-cobranca

Por: Chris Taylor

Todo esse tempo você sempre achou que seu apelo romântico se devia às suas roupas, aparência ou ao charme de sua personalidade. Mas, na verdade, tudo o que você precisava fazer era zerar seu saldo negativo no cartão de crédito. É o que mostra uma nova pesquisa realizada pelo site de finanças pessoais NerdWallet. Segundo o levantamento, quase metade dos americanos, ou 49% deles, considera dívidas no cartão de crédito um fator desestimulante num parceiro em potencial.

As mulheres, em especial, temem aproximar-se de alguém atolado em dívidas, e 51% delas (em comparação com 46% no caso dos homens) dizem: “Desculpe, não estou interessada”.

“As pessoas simplesmente não querem entrar num relacionamento com alguém endividado”, afirma Sean McQuay, especialista em cartões de crédito na NerdWallet. “As pessoas deveriam estar sempre procurando quitar suas dívidas, mas isso, aparentemente, é duplamente importante se você estiver em busca de um relacionamento. Você vai ter mais chance de arrumar um parceiro.”

Em suma, ter dívidas no cartão de crédito não é sexy. A NerdWallet descobriu que 70% dos americanos acham que há um estigma desagradável associado [a uma dívida no cartão], em contraposição a outros tipos de “bom” endividamento, como um financiamento habitacional ou empréstimo estudantil.

É por isso que 35% dizem ter vergonha até mesmo de admitir quanto dinheiro devem no cartão, e 43% dizem sentir-se julgados por amigos e familiares.

Mas será que somos realmente tão calculistas ao fazer nossas escolhas românticas? Afinal, quase todos nós já nos confrontamos com dívidas de cartão de crédito em um ou outro momento em nossas vidas. E um vínculo presumivelmente humano significa mais do que números numa contabilidade.

Além disso, a família americana média deve US$ 15,355 mil a operadoras de cartões de crédito. Se todos defrontam-se com dificuldades similares, dificilmente podemos nos considerar [financeiramente] acima de qualquer suspeita, em nossas vidas românticas. Mas pessoas solteiras consultadas em mídias sociais dizem que “passariam o dedo da direita para a esquerda”, como fazem os usuários do aplicativo de namoro Tinder, quando desejam declinar interesse.

“Sem dúvida.” “Esfriou total.” “Ah, meu Deus, você tá brincando? Dificilmente haverá uma ‘fria’ maior.” Não necessariamente por causa da dívida em si, mas por causa do que ela pode simbolizar: irresponsabilidade, problemas de autocontrole, falta de previsão. Parceiros em potencial podem temer também acabar “enrolados” com seja lá que dívidas você contraiu.

Claro, as pessoas podem mudar seus hábitos financeiros – isso acontece. Mas é melhor assumir relacionamentos com os olhos bem abertos – e reconhecer desencontros financeiros logo de cara, e não somente depois de algum tempo.

“Mantenha parceiros com crédito e débito problemáticos a distância, até que demonstrem verdadeiros progressos em se corrigir”, sugere LaKhaun McKinley, planejadora financeira em Grand Rapids, Michigan. “Crédito ruim e má administração de dinheiro simplesmente não evaporam de uma hora para outra. O casamento provavelmente não durará”, alerta.

A situação de namoro em potencial é ainda pior se você tiver mais de 65 anos e estiver endividado no cartão de crédito. A pesquisa da NerdWallet mostrou que 62% dos idosos disseram que passariam batido por você como parceiro romântico. Para efeito de comparação, apenas 46% dos integrantes da geração do milênio, aqueles nascidos a partir dos anos 80 até meados da década de 90, disseram que evitariam a aproximação de pessoas com dívidas no cartão de crédito.

As pessoas que fazem parte da geração do milênio têm décadas para se recuperar de problemas de endividamento, mas os idosos não podem se dar a esse luxo. “Assumir grandes dívidas nessa idade significa que a pessoa não tem muitas oportunidades de tempo e trabalho para ganhar dinheiro e zerar o saldo negativo”, afirma McQuay. “Então, eles simplesmente decidem que [um parceiro em potencial nessa situação financeira] não vale a pena.”

Isso tudo pode parecer um pouco frio, para os verdadeiros crentes em amor romântico. Mas gaste um minuto para fazer uma autópsia em seus próprios relacionamentos anteriores que fracassaram. Você poderá descobrir que o comportamento financeiro – como você gasta e poupa – teve um papel importante na forma como as coisas desmoronaram.

“Finanças instáveis tornam-se uma terceira pessoa sempre presente e que paira sobre cada compra”, afirma Michelle Payer, jornalista especializada em estilo de vida, em Miami. “Se eu for impedida de fazer as coisas que adoro por causa de más decisões de um namorado, a relação está condenada”, argumenta.

A conclusão principal: Se você nunca teve sorte no amor e está buscando conquistar alguém, esqueça a água de colônia ou mesmo uma frase sedutora. Basta pagar suas contas. É muito mais sexy do que você pensa. (Tradução de Sergio Blum)

Chris Taylor é colaborador da Reuters. As ideias expressas neste artigo refletem unicamente os seus pontos de vista.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: