Jul
26

6 frases proibidas para atendimento de call center

por: Afonso Bazolli
fonte: Blog Softium
25 de julho de 2017 - 18:10

6-frases-proibidas-para-atendimento-de-call-center-televendas-cobranca

Por despreparo e/ou por desleixo, muitos atendentes não se dão conta de que estão falando com clientes exigentes e, assim, pecam na falta de respeito durante o atendimento. Algumas frases que às vezes são ditas numa conversa informal do nosso cotidiano devem ser evitadas!

Demonstrar respeito com os consumidores é fundamental para o bom desempenho da ligação. Visto que esse tipo de problema é, ainda, muito comum, selecionamos seis frases que precisam ser extintas do atendimento de call center. Continue a leitura!

“Alô”

Iniciar um atendimento com um “alô” soa muito estranho, vago e desagradável para o cliente. No início da ligação o operador deve falar de qual empresa é, de qual departamento está falando (vendas, suporte técnico, trocas …)  e, por fim, dizer o seu nome. Esse tipo de apresentação deixa o consumidor mais à vontade e seguro para explanar o motivo do contato.

“Não sei”

Dizer “não sei” demonstra pouco caso com o cliente que fez a pergunta e exige uma resposta clara. Se ele não sabe e você também não, a impressão é de que o problema ficará sem solução.

É importante dar uma resposta que passe confiança no atendimento, como “vou conseguir essa informação e te retornar“. O objetivo é não deixar o cliente sem a informação que motivou o contato, ou com a sensação de que nada foi feito!

“Você está enganado” ou “Você não entendeu”

Os dois exemplos citados acima dão a entender que o cliente está errado. Na maioria dos casos, isso acontece quando o cliente diz que o produto ofertado não é tão bom quanto demonstra. Basta o atendente “pensar para falar” e, então, explicar com calma as vantagens do produto em questão. Ao entender como determinado produto/serviço funciona, o consumidor pode fechar negócio.

“Meu bem”

Tratar o cliente com intimidade através de expressões e palavras como “meu bem”, “querido” ou “minha flor” soa muito estranho, causa desconforto através da intimidade forçada e, pior ainda, passa uma impressão de condescendência. Não há necessidade disso! Chamá-lo pelo nome é suficiente para conduzir o atendimento com respeito.

“Você deve fazer”

Frases imperativas, geralmente, são entendidas como “ordem” pela maioria dos clientes. Portanto, é preciso substituir por frases como “nós precisamos que você verifique algo”. Com isso, o cliente entende que a empresa depende da sua ajuda para que o problema seja resolvido. É importante saber como criar um diálogo agradável, utilizando “frases sinônimas” para tornar a conversa favorável.

Falar baixo

Manter o tom de voz audível permite que a ligação seja mais eficiente e evita que o atendente tenha que repetir alguma frase que o cliente não entendeu. É o mínimo que se espera de um atendimento de call center! Além disso, falar baixinho demais passa uma impressão de insegurança.

Procure sempre melhorar o nível de comunicação para que sua empresa, “por motivos bobos”, não venha a perder clientes. As dicas listadas acima irão ajudá-lo a perceber onde a sua equipe pode ser lapidada, fazendo com que o atendimento do seu call center seja mais agradável e reconhecido futuramente! Lembre-se: mostrar empatia durante o processo resulta em satisfação.

Pronto para abolir essas frases do atendimento de call center? Existem outras frases que você considere proibidas? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: