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17 de junho de 2019 - 17:06

Como-oferecer-um-ambiente-motivador-em-um-call-center-televendas-cobranca

O ambiente em um call center pode ser desafiador para os gestores porque difere significativamente dos locais tradicionais de trabalho.

Muitos call centers são grandes espaços abertos com pequenas cabines, nas quais os colaboradores aderem a um ritmo rigoroso com poucas pausas para garantir o máximo de suas interações com clientes atuais e potenciais.

O estresse advindo desse contexto pode ser realmente desmotivante, todavia, um ambiente gerido de forma eficiente auxilia na criação de uma atmosfera atraente e estimulante para que, assim, os colaboradores tenham prazer em exercer suas funções.

Ao longo deste artigo, mostramos o que você deve fazer para superar os desafios e conseguir motivar sua equipe. Boa leitura!

Desenvolva um ambiente de trabalho acolhedor e justo

Um dos principais desafios a serem enfrentados é o de “humanizar” o local de trabalho. Como realizam tarefas que são, por vezes, cansativas e repetitivas, os colaboradores podem sentir falta do “toque humano” em sua rotina de trabalho.

Os gestores são os responsáveis por definir o tom do call center. Você precisa desenvolver um ambiente operacional no qual os profissionais se sintam valorizados, respeitados, e tratados de forma justa e honesta.

Para ser respeitado pelos seus colaboradores e, consequentemente, atingir o sucesso é preciso saber como motivar sua equipe. Por exemplo, aprenda o nome de cada colaborador (ainda que haja centenas) e tenha o hábito de caminhar pelo local de trabalho para cumprimentar, pessoalmente, os integrantes de cada turno.

Realize uma pesquisa de satisfação do colaborador

É comum entre os operadores de call center a reclamação de que não são ouvidos pelos seus superiores e que seus pedidos nunca são atendidos.

Conduza uma pesquisa (anual, por exemplo) de satisfação dos colaboradores e compartilhe os resultados com toda a equipe. Esteja preparado para implementar planos de ação para abordar as áreas de insatisfação e comunicar mudanças ao seu pessoal.

Obviamente, você não será capaz de mudar tudo aquilo que for apontado na pesquisa (como as metas de vendas), no entanto, é possível resolver muitas outras áreas de preocupação e, assim, demonstrar que você se importa com o bem-estar da equipe.

Ofereça treinamentos constantes, feedbacks consistentes e dicas práticas

Operadores de call center, de modo geral, são abertos a receberem feedbacks, especialmente se o comportamento positivo for tão enfatizado quanto as críticas relativas às áreas que precisam ser melhoradas.

A maioria dos profissionais desejam realizar bem o seu trabalho, contudo, nem sempre estão cientes sobre qual a melhor abordagem para lidar com situações difíceis e específicas.

Dessa forma, é fundamental que você ofereça treinamentos periódicos, com uma escala de aprendizagem fixa e progressiva, de modo que a cada atividade todos estejam mais próximos a oferecer um serviço de excelência aos seus clientes.

Compartilhe as melhores práticas com toda a equipe. Isso mostrará aos colaboradores que seus talentos são reconhecidos e ajudará a incentivar o comportamento e o desempenho corretos. Ofereça constantemente dicas práticas para ajudar os operadores a otimizar a produtividade, a qualidade do trabalho e a satisfação do cliente.

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