May
19
18 de maio de 2015 - 18:06

Antecipacao-recebiveis-tipos-titulos-posso-antecipar-televendas-cobranca

Por: Enrico Cardoso

A definição de antecipação de recebíveis é transformar todos os títulos a receber de uma empresa em dinheiro à vista.

Primeiro, devemos ressaltar que o uso frequente desse tipo de crédito não é aconselhado e é preciso fazer uma análise das finanças da empresa para saber de onde vem a necessidade dessa antecipação frequente.

Esse dinheiro pode ser usado de diversas formas, para saldar gastos inesperados ou até mesmo fazer algum investimento quando a empresa se vê diante de uma ótima oportunidade de negócio, ele basicamente aumenta e reforça a liquidez do seu caixa.

Normalmente os juros são menores que outras linhas de crédito pois são valores que já são da própria empresa, o que se caracteriza na sua maior vantagem, mas de qualquer forma, os juros são calculados com as taxas vigentes no dia da operação, o valor do IOF (imposto sobre operações financeiras) e outras tarifas nos valores atualizados.

É primordial que os juros sejam menores que os outros créditos disponíveis para que esse valor realmente seja atraente para a situação atual de sua empresa.

Mas, a pergunta que não quer calar é: quais os tipos de títulos uma empresa pode antecipar com esse tipo de crédito oferecido pelas instituições financeiras?

Antes de mergulhar na antecipação de recebíveis é preciso conversar com seu gerente para conhecer os prazos máximos disponíveis, o tempo em que a sua documentação é analisada (o prazo médio de cada banco é de 10 dias), a maneira com que os juros serão calculados, e principalmente, comparar as vantagens entre as diferentes instituições de crédito que oferecem a antecipação de recebíveis.

Aqui estão os tipos de títulos financeiros que podem ser antecipados:

  • Compras feitas no cartão de crédito à prazo.
  • Cheques pré-datados.
  • Desconto de duplicatas.

Para ter esse tipo de crédito é necessária uma documentação fixada pelo banco e os valores que não forem pagos, serão encaminhados para a empresa que fez a antecipação.

Como qualquer linha de crédito, possui suas desvantagens e vantagens. E assim como qualquer outra solução financeira, cabe a empresa fazer uma avaliação para saber se esse é o melhor caminho a seguir.

A melhor maneira da sua empresa encontrar a melhor taxa de juros antes de se decidir sobre qual tipo de financiamento deve recorrer, utilize nosso simulador.

A Intoo preparou um simulador que calcula a taxa de juros de todas as instituições que oferecem crédito para capital de giro.

Assim, antes de optar pela contratação, a sua empresa terá um demonstrativo e poderá escolher a melhor taxa de juros para contratar seu empréstimo.

Depois que você simular o seu crédito, você pode inclusive contratá-lo. Tudo que você precisa fazer é criar seu perfil de crédito e submeter a sua proposta.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: