Por: Maurício Renner
O Banrisul lançou sua nova marca da rede de adquirência da instituição, que passa a se chamar Vero.
A meta do banco estatal gaúcho é mais que triplicar sua participação de mercado nos próximos anos, saltando de 1,6% do mercado nacional em transações para 5%.
A máquina processa cartões de débito e crédito da MasterCard e a Visa, que, através da Cielo e da Rede, dominam mais de 90% do mercado.
Além disso, também aceita o cartão VerdeCard do Grupo Quero-Quero e, com exclusividade, o cartão Banricompras e todos os cartões da BanriCard (vouchers).
A Vero disponibiliza aos usuários dos cartões dessas bandeiras mais de 140 mil estabelecimentos comerciais.
No ano passado, a adquirente do Banrisul capturou R$ 10,5 bilhões, montante 48% superior a 2012. Foram registradas mais de 141 milhões de transações, crescimento de 39%
O Banrisul não é a única empresa que ambiciona dar uma mordida no domínio da dupla Cielo e Rede.
A GetNet, empresa de cartões que foi comprada pelo Santander no ano passado, já anunciou planos de subir dos atuais 5% de participação de mercado para 7% até dezembro e a 20% em três anos, em 2016.
O que a experiência da própria GetNet ensina, no entanto, é que cumprir essas metas é mais difícil do que parece.
Em abril de 2012, dois anos depois de ter fechado o acordo com a GetNet, a dupla detinha 3,1% do volume processado e estabeleceu a meta de chegar a 10% em 2013.
A GetNet tem 400 mil estabelecimentos comerciais credenciados, quase três vezes mais que o Banrisul.
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