Oct
09

Cadastro Positivo já tem meio milhão de adesões

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Redação
08 de outubro de 2013 - 18:57

Cadastro-positivo-ja-tem-meio-milhao-de-adesoes-televendas-cobranca

Com o Cadastro Positivo, o cidadão é reconhecido por ser bom pagador, usufruindo de juros menores, prazo maior para pagamento e valor maior de financiamento

O Cadastro Positivo vem ganhando força no País. Após dois meses de implementação, quando as instituições financeiras e empresas, com autorização dos clientes, começaram a repassar as informações para os birôs de crédito, um número expressivo de consumidores vem dando início a sua história positiva. A Serasa Experian, por sua vez, contabiliza que cerca de 500 mil pessoas já aderiram ao Cadastro Positivo desde o advento da lei federal 12.414/11.

“O cadastro positivo é um indutor do bom comportamento do consumidor”, diz o diretor do Cadastro Positivo da Serasa Experian, Laércio de Oliveira Pinto. “À medida que o mercado dispuser desse histórico de crédito, o bom pagador poderá se beneficiar de taxas melhores. Quanto menos informação, maior a incerteza, o que aumenta o risco e, consequentemente, a taxa de juros”.  Com ele, é possível medir a pontualidade da quitação de compromissos e avaliar o risco de superendividamento.

Para o executivo da Serasa, a grande diferença entre o cadastro positivo e o negativo é que o primeiro mostra as reais condições que o demandante de crédito tem para honrar suas dívidas. “O cadastro negativo não permite dar a pessoa uma condição diferenciada, não diz se ela é boa pagadora e se ela paga as contas em dia”, diz. Com o Cadastro Positivo, o cidadão é reconhecido por ser bom pagador, usufruindo de juros menores, prazo maior para pagamento e valor maior de financiamento. “O Cadastro Positivo proporciona uma condição mais justa ao consumidor. É o antídoto contra a inadimplência”.

O consumidor pode aderir ao Cadastro Positivo nas agências ou site da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br/cadastropositivo), nas instituições bancárias ou nas empresas com as quais mantêm relação de crédito. Caso o cidadão opte por ir a uma agência da Serasa Experian e fazer a adesão ao cadastro positivo, apresentar um documento de identidade com foto original ou cópia autenticada. Em um prazo de uma semana, o CPF já está incluído no cadastro. A relação dos endereços das agências está no site da Serasa Experian (http://www.serasaconsumidor.com.br/atendimento/agencias/).

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: