Jan
28

Cartão de banco ganha chip para transação sem contato

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Valor Econômico
27 de janeiro de 2015 - 18:07

Cartao-de-banco-ganha-chip-para-transacao-sem-contato-televendas-cobranca

Por: Cibelle Bouças

A companhia francesa Oberthur Technologies, especializada no desenvolvimento de chip para cartões bancários e celulares, escolheu o Brasil para desenvolver uma tecnologia que permitirá fazer pagamentos com cartão bancário sem precisar passá-los pelas máquinas de captura de transações (POS, na sigla em inglês). “O Brasil é um mercado aberto a inovações na área de tecnologia bancária e terá uma mudança importante com a adoção, nos próximos anos, da tecnologia de pagamento sem contato”, disse Didier Lamouche, presidente mundial da Oberthur.

A Oberthur testa com grandes bancos brasileiros o uso de cartões de débito e crédito com a tecnologia de comunicação por aproximação (NFC, na sigla em inglês). Esses cartões são dotados de um chip capaz de emitir sinais de alta frequência a uma curta distância, permitindo a troca de dados entre dispositivos a uma distância de até 10 centímetros.

No Brasil, dos 3,8 milhões de terminais de captura de transações (máquinas de cartão) em uso, mais de 1 milhão possuem tecnologia para realizar transações com NFC. Bancos como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal já desenvolveram em parceria com operadoras de telefonia móvel sistemas de pagamento com uso do NFC em smartphones. “O ecossistema já está pronto no Brasil. A expectativa é começar a entregar cartões bancários com NFC no fim deste ano para os bancos no país”, disse Lamouche.

A Oberthur reforçou a operação no país este ano, com investimento de R$ 20 milhões na ampliação da fábrica que possui em Cotia (SP) e com a instalação de uma sede comercial em São Paulo, com 60 profissionais. “Atualmente estamos entre as três maiores no Brasil. A meta é alcançar a liderança no país em um par de anos”, afirmou o executivo. Ele estima que o mercado brasileiro de cartões terá avanços importantes na demanda nos próximos anos, com a adoção dos cartões com NFC. No ano passado, o mercado de cartões no país cresceu 9%, para 800 milhões de unidades, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Esse número inclui cartões de débito, crédito e de redes lojistas.

A concorrente Gemalto também reforçou acordos com bancos e operadoras de cartões que operam no Brasil para colocar em prática projetos de sistemas de pagamento com NFC em cartões de débito e crédito e em chip (SIM Card) para smartphones. A companhia holandesa fez investimento no ano passado de R$ 30 milhões para instalar uma nova unidade de produção em Pinhais (PR), tendo em vista a perspectiva de expansão desse mercado. “Há dois anos operadoras de cartão e bancos testam a tecnologia, mas agora a demanda por chip com NFC para cartões e smartphones começa a se tornar real no país”, disse Sergio Muniz diretor de telecom da Gemalto. Muniz estima que a receita global da Gemalto com projetos ligados a NFC vão passar de € 435 milhões em 2013 para € 1 bilhão até 2017.

A Oberthur, que nos últimos três anos dobrou a receita global, para € 1 bilhão, prevê elevar a receita em 20% neste ano no Brasil e globalmente. Além do mercado brasileiro, Estados Unidos, China e Índia têm crescimento expressivo na demanda por chips para cartões bancários. Outro segmento em expansão é a produção de chip para smartphones com conexão de quarta geração (4G). A brasileira Valid, que em 2013 teve receita de R$ 1,17 bilhão, tem seu crescimentos sustentado em parte pela demanda por chip para celulares.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: