Apr
10
09 de abril de 2014 - 18:06

Mastercard-lanca-portal-para-negocios-onde-cartoes-sao-pouco-aceitos-televendas-cobranca

Apesar do crescimento dos meios de pagamentos eletrônicos, ainda hoje apenas 15% das compras é feita com cartões. Em volume financeiro, é 30% — mas ainda é pouco”

Por: Léa De Luca

A Mastercard colocou no ar na semana passada o portal Empreendedor, voltado a micro e pequenas empresas. Segundo Marcelo Tangioni, vice-presidente de produtos da empresa, o objetivo é que pelo menos 20% dos clientes da sua base que tem esse perfil se cadastrem no portal. Além de fidelizar os que já são usuários, o portal pode ajudar a conquistar novos.

Segundo o Sebrae, são mais de 6 milhões de negócios desse porte no Brasil — e 48% deles fecham suas portas antes dos cinco anos por falta de planejamento e gestão.

Apesar do forte crescimento do mercado de pagamentos eletrônicos no mundo e no Brasil, ainda hoje apenas 15% das compras é feita com cartões. “Se considerarmos os volumes, o percentual chega a 30% — mas ainda é muito pequeno”, informa Tangioni. O novo portal é mais uma das iniciativas da Mastercard para incentivar o aumento da aceitação.

O site oferece ferramentas de gestão e processos, notícias e conteúdo de educação financeira. Mas também é um canal para a Mastercard vender seus cartões – em parceria com as credenciadoras Elavon (Citibank), Cielo (Banco do Brasil e Bradesco), Rede (Itaú), GetNet (Santander) e a Banricompras (Banrisul), a bandeira oferece no site um caminho para os empreendedores aderirem aos seus cartões.

“Esses empreendedores muitas vezes não tem acesso a empresas e prestadores de serviços ou não conseguem ter uma margem de negociação em relação aos valores praticados no mercado em Marcelo Tangioni Vice-presidente da Mastercard decorrência do tamanho de sua empresa”, diz Tangioni. No site, empreendedores poderão escolher entre diferentes “pacotes” de soluções por uma quantia inferior ao que pagariam caso fizessem a negociação diretamente, segundo o executivo.

Além do MasterCard Empreendedor, a empresa está prestes a lançar um aplicativo destinado a smartphone para a Masterpass, uma carteira virtual digital onde o usuário pode reunir todas as suas informações de pagamento (cartões de qualquer emissor e bandeira, endereços para entrega e outras) para simplificar e tornar mais seguras suas compras com cartões na internet. Até agora, a Masterpass podia ser usada apenas no e-commerce tradicional via internet no computador – o aplicativo vai expandir esse alcance e, até, permitir o pagamento “contactless” — se o usuário estiver presente na loja física, não precisa estar com o cartão no bolso – pode pagar com a Masterpass instalada no seu celular.

A próxima novidade a ser lançada no Brasil em 2015 é um dispositivo de segurança para pagamento com smartphone que, segundo Tangioni, torna a operação tão segura quanto o pagamento com cartão físico com senha e chip. “Queremos cada vez mais ser uma empresa de tecnologia, não de pagamentos. E participar cada vez mais do processo de decisão dos consumidores”, diz Tangioni.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: