Por: Vanessa Correia
A MasterCard lançou o SpendingPulse Brasil, indicador macroeconômico que mede o desempenho das vendas no varejo brasileiro.
O resultado é baseado na análise de transações com cartões de crédito, débito e pré-pagos da bandeira em estabelecimentos comerciais locais, incluindo pagamentos à vista e em cheque.
“O Brasil é o primeiro país emergente a ter esse indicador, motivo de muito orgulho para nós”, diz Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul. O indicador é copilado em outros três países: Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Segundo o executivo, a MasterCard não tem a pretensão de antecipar indicadores oficiais, porém a correlação com índice medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 98,7%, desde 2009. “Queremos ser um termômetro para o varejo”, completa.
Os resultados do mês passado foram impulsionados pelos setores de móveis e eletrodomésticos, que registraram desempenho superior à média, de acordo com Caldart.
Já supermercados e casas de material de construção apresentaram resultados próximos à média e o setor de vestuário apresentou performance inferior à média registrada pelo indicador em janeiro.
Por ora, esses são os setores que compõem o indicador, mas o executivo da MasterCard não descarta sua ampliação.
Ainda segundo Caldart, o indicador será divulgado entre o 14º e 19º dia do mês subsequente à referência, porém os primeiros a recebê-los serão assinantes.
“Para estabelecimentos comerciais, o índice permitirá a revisão do planejamento de venda e tomada de decisões baseado nas mudanças de perfil de consumo; para investidores ajudará nas decisões de investimentos; para governos ajudará no planejamento de arrecadação e gastos; e para emissores de cartões contribuirá na identificação de padrões de consumo e permitirá o desenvolvimento de campanhas publicitárias”, completa.
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Porque nos não temos este indicador? E se temos vamos encontrar um meio de usa-lo.