Apr
17

Mastercard lança indicador de vendas no varejo

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Brasil Econômico
16 de abril de 2013 - 16:03

Mastercard-lanca-indicador-de-vendas-no-varejo-televendas-cobranca

Por: Vanessa Correia

A MasterCard lançou o SpendingPulse Brasil, indicador macroeconômico que mede o desempenho das vendas no varejo brasileiro.

O resultado é baseado na análise de transações com cartões de crédito, débito e pré-pagos da bandeira em estabelecimentos comerciais locais, incluindo pagamentos à vista e em cheque.

“O Brasil é o primeiro país emergente a ter esse indicador, motivo de muito orgulho para nós”, diz Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul. O indicador é copilado em outros três países: Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Segundo o executivo, a MasterCard não tem a pretensão de antecipar indicadores oficiais, porém a correlação com índice medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 98,7%, desde 2009. “Queremos ser um termômetro para o varejo”, completa.

Os resultados do mês passado foram impulsionados pelos setores de móveis e eletrodomésticos, que registraram desempenho superior à média, de acordo com Caldart.

Já supermercados e casas de material de construção apresentaram resultados próximos à média e o setor de vestuário apresentou performance inferior à média registrada pelo indicador em janeiro.

Por ora, esses são os setores que compõem o indicador, mas o executivo da MasterCard não descarta sua ampliação.

Ainda segundo Caldart, o indicador será divulgado entre o 14º e 19º dia do mês subsequente à referência, porém os primeiros a recebê-los serão assinantes.

“Para estabelecimentos comerciais, o índice permitirá a revisão do planejamento de venda e tomada de decisões baseado nas mudanças de perfil de consumo; para investidores ajudará nas decisões de investimentos; para governos ajudará no planejamento de arrecadação e gastos; e para emissores de cartões contribuirá na identificação de padrões de consumo e permitirá o desenvolvimento de campanhas publicitárias”, completa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Porque nos não temos este indicador? E se temos vamos encontrar um meio de usa-lo.

    Ivan R. Jr. em 18 de abril de 2013 - 18:27

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: