nov
27

Turn over – a sua empresa está preocupada com este indicador?

por: Angelica Balthasar
em: Gestão
fonte: Qualitymark Editora
27 de novembro de 2012 - 18:07

Turn-over-a-sua-empresa-esta-preocupada-com-este-indicador-televendas-cobranca

Por: Denise de Moura

Diversos estudos comprovam que a insatisfação com as atividades desempenhadas na empresa e a falta de reconhecimento do trabalho realizado contribuem, mais que o baixo salário, para que as pessoas comecem a buscar uma nova recolocação.

As empresas precisam ficar atentas ao seu índice de turn over. Já participei de entrevistas de desligamento em que os funcionários diziam: “Não estou saindo porque não gosto da empresa. Estou insatisfeito com o meu gerente e com a falta de desafios.”

Pois é, um plano atrativo de benefícios ou um salário competitivo já não prendem mais os profissionais em seu local de trabalho. É preciso motivá-los continuamente, e este papel não cabe somente à área de recursos humanos. O líder tem importância fundamental neste processo.

Confira abaixo 5 pontos que farão com que muitos profissionais busquem outra empresa para trabalhar:

1) Falta de crescimento na carreira

Quando um empregado percebe que não tem como crescer na empresa em que trabalha  acaba se desmotivando e se acomodando. Ou se tornará um funcionário mediano, fazendo apenas o básico ou irá buscar uma nova oportunidade.

2) Falta de reconhecimento

A falta de um programa eficaz de reconhecimento acaba contribuindo para aumentar a insatisfação dos empregados. Em algum momento as pessoas se questionarão se vale a pena se esforçar mais, afinal não serão mais reconhecidas por isso e, provavelmente, buscarão empresas em que possam ser mais reconhecidas.

3) Falta de um ambiente saudável de trabalho

Trabalhar com pessoas arrogantes, fofoqueiras ou enfrentar diariamente um chefe tóxico só contribui para aumentar a insatisfação e diminuir a produtividade de um empregado. Ao se sentir infeliz em seu ambiente de trabalho, esse profissional provavelmente buscará outro local em que se sinta melhor. O salário e os benefícios não serão suficientes para manter uma pessoa em um ambiente tóxico.

4) Falta de projetos desafiadores

Qualquer profissional precisa de projetos desafiadores para se sentir útil e produtivo. Até mesmo um trabalho operacional pode ter desafios e metas a serem atingidos. Se o trabalho não é desafiador, o profissional buscará o seu crescimento em outro lugar.

5) Falta de uma liderança inspiradora

As pessoas precisam ser lideradas por líderes talentosos que os inspirem a serem melhores a cada dia. Líderes que não conseguem reunir competências técnicas e comportamentais diferenciadas para o atingimento das metas em grupo e que não estimulam constantemente os seus funcionários, provavelmente têm perdido excelentes profissionais.

Lembre-se: propor um programa de carreira estimulante, reconhecer o diferencial, manter um clima de trabalho saudável, oferecer projetos desafiadores e treinar líderes que sejam exemplos são formas de respeitar um empregado e mantê-lo motivado na empresa. Caso contrário, prepare-se para ter um indicador alto no próximo mês – o de turn over!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: