Jul
12

Parcelamento em mais de 10 vezes aumenta entre brasileiros

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Redação
11 de julho de 2013 - 19:33

Parcelamento-em-mais-de-10-vezes-aumenta-entre-brasileiros-televendas-cobranca-oficial

Estudo do SPC mostra elevação na porcentagem de brasileiros que divide compras de móveis, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos

Levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), com 604 pessoas de todas as capitais do país, mostrou que os brasileiros têm parcelado mais suas compras no cartão de crédito. Enquanto em 2012 apenas 10% dos brasileiros parcelavam em mais de 10 vezes a compra de móveis, 11% a compra de eletrodomésticos e 10% a de aparelhos eletrônicos, em 2013, esses percentuais subiram para 15%, 50% e 47%, respectivamente.

Segundo a pesquisa, 72% dos consumidores não sabem quais são as taxas de juros do crédito rotativo, aplicadas em caso de atraso no pagamento do valor integral da fatura do cartão. Mas 79% sabem o quanto pagam pela anuidade do cartão, o que demonstra que o consumidor se interessa em saber quanto gastará para adquirir o cartão, mas ignora as taxas aplicadas quando estoura os gastos.

De acordo com o SPC, a taxa média do rotativo do cartão de crédito gira em torno de 200% ao ano e é uma das maiores do mundo. E a parcela de entrevistados que se submete ao pagamento dessas taxas não é pequena. Conforme o estudo revela, 35% dos brasileiros chegam ao final do mês ultrapassando o limite do cartão de crédito.

Em 41% dos casos o descontrole financeiro é o principal motivo para a inclusão de dívidas em atraso nos serviços de proteção ao crédito e o desemprego é a causa principal da inclusão em 23% dos casos. Cerca de 64% da população brasileira já esteve ou está com o nome incluído nesses cadastros e 23% estão nessa situação atualmente.

O levantamento mostrou também que 77% dos entrevistados usam pelo menos um cartão de crédito, seja de bancos ou de lojas. Na tabela abaixo é possível observar o número de cartões de crédito usados pelos pesquisados em 2012 e em 2013.

Parcelamento-em-mais-de-10-vezes-aumenta-entre-brasileiros-televendas-cobranca-interna

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: