fev
25
25 de fevereiro de 2013 - 22:12

Setor-de-cartoes-e-o-mais-rentavel-aponta-austin-rating-televendas-cobranca

Indústria apontou uma rentabilidade sete vezes maior que a média total do Brasil

Por: Lilian Sobral

O estudo de rentabilidades divulgado pela Austin Rating apontou que o setor de cartões de crédito é o mais rentável da economia brasileira, assim como aconteceu em 2010 e 2011.

Para calcular a rentabilidade dos setores, a agência de classificação de riscos analisou os resultados 271 empresas de capital. Essas companhias foram agregadas em setores da economia, a partir dos bancos de dado que a empresa utiliza, AustinBank e AustinCredit. No caso do setor de cartões de crédito, como a Redecard fechou capital recentemente, os dados utilizados foram os da Cielo.

A rentabilidade foi calculada pela relação do lucro líquido sobre o patrimônio líquido. Por esse indicador, o setor de cartões de crédito obteve 109,9% de retorno sobre o capital próprio, indicador mais de sete vezes maior que a média dos 32 setores analisados.

Segundo o relatório divulgado pela Austin Rating, o setor de cartões aumentou sua rentabilidade impulsionado por um maior dinamismo na economia brasileira e um maior acesso da população aos bancos.

De maneira geral, a rentabilidade das principais empresas brasileiras foi de 8,6%, resultado menor que o número observado no mesmo período de 2011, de 9,1%.

Segundo o relatório, apesar de ser num ritmo menor por conta da crise europeia, as empresas continuam crescendo com a ajuda de alguns estímulos aplicados pelo governo.

Entre esses incentivos, destaque para o ciclo de redução da taxa Selic, a desoneração da folha de pagamento para setores específicos e a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e linha branca. Além disso, a maior oferta de crédito e desvalorização cambial ajudaram as companhias brasileiras.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: