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Um terço dos brasileiros já sofreu fraude em cartão de crédito

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Executivos Financeiros
07 de maio de 2013 - 17:24

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Brasil é o 5º país que mais sofre com fraudes em cartões

Além das taxas altas de juros, os brasileiros precisam se preocupar com outra coisa quando usam seus cartões, seja na função débito, crédito ou pré-pago: a segurança. Segundo pesquisa realizada pela ACI Worldwide,  33% dos brasileiros já sofreu algum tipo de fraude no cartão.Feita com 5,2 mil pessoas em 17 países, a pesquisa mostra que 30% dos brasileiros já viram seus cartões de crédito terem algum tipo de fraude e 7% já sofreram de ataques em seus cartões pré-pagos.

Considerando apenas as taxas de fraudes em cartões de crédito, os brasileiros aparecem na 5ª posição do ranking e as de débito, em 6º lugar. Em ambas listas, o País fica abaixo do México, dos Estados Unidos e do Reino Unido.  Sobre os cartões pré-pagos, canal em que as fraudes ainda são pouco representativas, o País já ocupa a 5ª posição, com 7% dos pesquisados relatando que sofreram fraudes nesse instrumento.

Dados recentes do Serasa Experian também parecem comprovar essa teoria. A instituição constatou que as tentativas de fraudes contra os consumidores bateram recordes no ano passado, registrando uma tentativa de roubo de identidade a cada 14,8 segundos.

O roubo de dados pessoais é usado por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio sob falsidade ideológica. Eles utilizam dados falsos ou informações de vítimas para aplicar golpes na emissão de cartões de crédito, compra de automóveis, celulares, abertura de conta corrente, financiamento de eletrônicos e outras atividades que a criatividade permitir.

Fraudes Móveis

Ainda de acordo com o levantamento da ACI Worldwide, a fraude móvel está em fase incipiente. Menos de 10% dos entrevistados dos países analisados demonstram preocupação com esse canal. Na Austrália, Alemanha e nos Países Baixos, os consumidores parecem estar mais atentos, a cada 8% dos entrevistados já expressam preocupação.

Mesmo com os números apresentados acima, muitos consumidores continuam apresentando comportamentos de risco no momento em que realizam suas transações bancárias ou eletrônicas e que podem colocá-los em situações de fraudes financeiras, incluindo o envio de documentos com informações importantes para suas lixeiras de e-mails e a utilização de computadores públicos ou sem software de segurança para acessar sites como Internet banking e lojas online.

Este é um ponto de atenção, pois os cuidados devem ocorrer tanto por parte do cliente quanto dos fornecedores de cartões e instituições financeiras. “Apesar do Brasil ser um país em potencial para o uso de smartphones para pagamentos móveis, Internet Banking, compras no comércio eletrônico e outros serviços, temos que ter em mente que a maioria da população brasileira foi recentemente ‘bancarizada’ e até pouco tempo ainda tinha o dinheiro e o cheque como primeiras opções para realizar suas transações. Por isso, ainda é tão comum as pessoas estarem menos atentas e serem vítimas de fraudes em cartões”, afirma Hugo Costa, presidente da ACI Worldwide.

Ele complementa, dizendo que o maior risco do mercado brasileiro hoje está associado ao chamado ‘cartão não presente’, ou seja, transações feitas via Internet Banking ou comércio eletrônico, ou uma transação que você inicia, por exemplo, por telefone e que não necessita o uso do cartão físico.

A pesquisa do Serasa Experian também comprova que um dos fatores para o aumento de golpes é o fornecimento de dados pessoais na Internet, com a popularização da rede e o uso de mídias sociais. Entre os principais golpes aplicados estão: a solicitação de emissão de cartões de crédito, o financiamento de produtos eletrônicos em lojas de varejo, compra de automóveis e celulares e a abertura de contas em bancos.

Para evitar as fraudes, o recomendado é não fornecer dados pessoais para pessoas estranhas, em pesquisas ou promoções, em sites que não sejam de confiança e nas redes sociais. Também é importante manter o antivírus atualizado para evitar o roubo de dados do computador.

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