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Varejo aposta em gestão de crédito

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Decision Report
26 de agosto de 2014 - 18:09

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Por: Vítor Azevedo

Em um mercado onde as transações são cada vez mais dinâmicas e velozes, e a exposição a fraudes é uma realidade notável, torna-se possível perceber uma crescente procura dos varejistas por ferramentas que os auxiliem a manter a segurança e a rentabilidade de seus negócios. Nesse sentido, um dos pontos mais sensíveis a riscos são as operações de crédito, que nos últimos anos ganharam o foco das fornecedoras de soluções tecnológicas.

Uma das empresas que diante desse tipo de necessidade decidiu adotar um novo sistema de controle baseado em TI foi a rede varejista de moda feminina Marisa. Antes de implantar a solução de gestão das operações de crédito, a companhia apresentava um modelo de menor previsibilidade de impactos, com controle de riscos e cenário limitado, o que expunha a sua segurança financeira.

O foco nas operações de crédito se deve ao fato de o Cartão Marisa ser estratégico para os negócios e para a fidelização de clientes da rede, além de proporcionar aumento na receita. Atualmente, o serviço de concessão de crédito da empresa varejista dispõe de mais de três milhões de contas ativas e nove milhões de contas aptas. O pagamento de 46% das vendas nas lojas é realizado via cartão e ao ano, mais de dois milhões de CPFs são analisados para adesão ao serviço.

De acordo com o gerente de operações da empresa, Alexandre Ramalho, a necessidade de evitar erros nos processos financeiros e antecipar possíveis problemas com relação ao crédito levou a Marisa a implantar nas 407 lojas da cadeia o software Risk Pack, desenvolvido pela fornecedora de soluções Neurotech. “O objetivo principal da mudança de modelo foi promover uma gestão integrada do risco, desde os proponentes até as transações físicas”, explica o gerente.

Segundo Ramalho, a Marisa optou pela solução Risk Pack por sua elevada capacidade para gerenciar grandes volumes de cartões processados. De toda forma, a companhia tinha como desafio garantir um processo de implementação da nova ferramenta sem rupturas e necessidades de roll-back. Mas para o representante da rede, o excelente roadmap de projeto apresentado pelo fornecedor garantiu este item, permitindo uma adequação às necessidades de negócio da empresa dentro do esperado.

Por meio da adoção do Risk Pack, foi possível agilizar o processo de análise de crédito dos clientes, principalmente em períodos em que a demanda por cartões é aumenta exponencialmente, como Dia das Mães e Natal. “Pudemos mensurar benefícios importantes como um crescimento significativo da demanda sem ajustes de quadro, melhor previsibilidade de cenários e gestão integrada do risco em diferentes canais”, aponta o gerente de operações da Marisa.

Além dessas melhorias, a empresa aperfeiçoou o modelo de previsão de problemas relacionados ao crédito e diminuiu o índice de inadimplência e fraudes. A solução adotada pela rede varejista também proporcionou redução de custos. Isso porque, mesmo com o aumento na demanda de cartões a cada ano, não é necessário ampliar a equipe de crédito e prevenção a fraudes na Central de Atendimento, uma vez que o novo sistema automatiza as operações e centraliza as informações, de modo que possam ser visualizadas de maneira integrada.

Existe ainda a possibilidade de que o Risk Pack também seja implementado não só para gerenciar as vendas feitas pelo cartão nas lojas físicas, como também naquelas realizadas pelo e-commerce e por meio de revendedores independentes e autorizados, via catálogos. Em ambos os casos, o cliente poderia solicitar a adesão ao cartão pelo próprio site ou smartphone do revendedor.

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