Aug
07
06 de agosto de 2018 - 18:15 - atualizado às 22:58

As-dificuldades-das-prefeituras-na-cobranca-de-impostos-via-contact-center-televendas-cobranca

Uma tendência que vem se observando nos últimos meses é a implementação de contact centers por governos e prefeituras com o intuito em realizar a cobrança de impostos em atraso. Os acionamentos ocorrem para pessoas e empresas que possuam dívidas relacionadas a IPTU, IPVA, ISS, e até infrações de trânsito – tudo isso com o intuito de maximizar a arrecadação afetada pela queda da receita oriunda de transferência governamental e aumento da inadimplência que tem como motivo a recente crise econômica que assolou o país.

A ideia da utilização da cobrança de impostos (dívidas ativas) via contact center é extremamente positiva, contudo, um ponto que vem sendo observado pelos estados e municípios, é que mesmo após a implementação destas células de cobrança de impostos via contact center, a receita não vem apresentando aumento – isso ocorre, pela dificuldade destas operações em conseguir realizar uma efetiva localização. Em Campo Grande (MS), apenas 5% dos munícipes e empresários inadimplentes possuem informações cadastrais atualizadas!

Um dos principais motivos para os baixos índices de CPC (Contato com a Pessoa Certa) vai da inexistência de processos recorrentes de atualização cadastral a falta de expertise na implementação das melhores práticas de data quality (já utilizadas com sucesso pela iniciativa privada). Além disso, existe uma despadronização entre as bases de dados existentes em cada uma das Secretaria Municipal e Estadual, impactando na criação de integrações e processos ágeis de enriquecimento cadastral.

Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência no mercado brasileiro, criou uma diretoria especifica para o atendimento a Estados e Municípios – através desta área, é realizado todo um trabalho consultivo e gratuito, de forma a se criar um planejamento estratégico que possibilite melhoras expressivas nos indicadores de localização de localização, o que refletirá positivamente no aumento da arrecadação via cobrança de impostos.

Dentre as expertises apresentadas, a Think Data possibilita a implementação de processos de localização de inadimplentes e seus respectivos WhatsApp – essa estratégia possibilita ações efetivas de cobrança de impostos através de SMS e Chatbot. Outra metodologia utilizada é a localização de telefones vinculados ao endereço das empresas e munícipes. Hoje, as instituições clientes da empresa observam um índice de localização médio de 30% a 40% apenas no primeiro contato telefônico.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: