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05 de junho de 2023 - 17:16

Automacao-no-processo-de-cadastro-como-reduzir-custos-e-fraudes-via-enriquecimento-cadastral-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

O cadastro de um cliente é uma atividade essencial – mas para empresas médias e grandes, a automação no processo de cadastro é essencial, pois, permite otimizar suas operações e melhorar seu relacionamento. Vejamos algumas maneiras para implementar a automação no processo de cadastro em sua empresa, melhorando as vendas, potencializando a cobrança, e claro, reduzindo as fraudes.

Automação no Processo de Cadastro: Quais os riscos para as empresas que não a utilizam?

Para entender a importância da automação no processo de cadastro de clientes para uma empresa, precisamos compreender que ele é essencial para manter um relacionamento duradouro e rentável com seu público-alvo. Por que podemos afirmar isto?

Segundo uma pesquisa da IDC, a não automação de processos pode gerar uma redução de até 30% no fechamento de negócios. Mas além de redução de receitas, a não automação, pode provocar aumento de custos, visto que muitas empresas ainda realizam o processo de cadastro de forma incompleta, desatualizada ou incorreta, gerando problemas como:

  • erros e inconsistências nos dados,
  • dificuldade de localização de clientes,
  • perda de tempo e produtividade,
  • riscos de fraudes e vazamentos de informações,
  • insatisfação dos consumidores,
  • dificuldade de inovação e adaptação às mudanças;

Muitas empresas têm receio de implantar a automação no processo de cadastro de cliente, temendo riscos tecnológicos, de segurança da informação, processuais ou financeiros, mas ao relatar estas perdas, podemos afirmar que maior risco para as empresas é não automatizar seus processos de cadastro quanto for possível.

Por isso, a automação no processo de cadastro surge como uma solução tecnológica que visa mitigar este risco, reduzir as perdas de receita e reduzir custos, e tornar essa atividade mais ágil, eficiente, segura e inteligente. A automação consiste em usar softwares e ferramentas que executam as tarefas de forma automática, sem a intervenção humana, ou com o mínimo possível.  Mas quais são as etapas que sua empresa pode seguir para implementar a automação no processo de cadastro?

Automação no Processo de Cadastro: Entenda o passo a passo para se implementar

A automação no processo de cadastro pode trazer muitos benefícios, incluindo economia de tempo, redução de custos e aumento da eficiência, mas para isto é necessário que você observe etapas que trazem consistência e assertividade na automação.

Mapeamento dos processos de Cadastro atuais: Antes de poder melhorar seus processos, você precisa entender como eles funcionam atualmente. Isso pode envolver a observação direta, entrevistas com funcionários ou a análise de documentação existente. O objetivo é criar um mapa claro de como as coisas estão sendo feitas atualmente.

Identificação de oportunidades de melhoria: Uma vez que você tenha mapeado seus processos de cadastro, você pode começar a identificar áreas que podem ser melhoradas. Isso pode incluir tarefas que levam muito tempo, processos que são propensos a erros, ou tarefas que são repetitivas ou monótonas para os funcionários e clientes.

Definição dos objetivos de automação: Com uma lista de possíveis melhorias em mãos, você pode começar a definir seus objetivos de automação. Isso pode incluir coisas como reduzir o tempo de atendimento ou aprovação de um cadastro, o tempo de processamento, minimizar erros ou liberar os funcionários para tarefas mais estratégicas.

Seleção de ferramentas de automação de cadastro: Existem muitas ferramentas de automação disponíveis, cada uma com suas próprias forças e fraquezas. Você precisará escolher as ferramentas que melhor se alinham com seus objetivos de automação de cadastro. A Think Data oferta ao mercado a API Valida Fácil, que tem como foco apoiar as empresas na automação no processo de cadastro. Se você quiser conhecer mais sobre o Valida Fácil visite a página da Think Data destinada a esclarecer sobre este tema aqui.

https://www.thinkdata.com.br/produtos/valida-facil-concessao-de-credito/

Implementação da automação de cadastro: Depois de escolher suas ferramentas, você pode começar a implementar a automação. Isso pode envolver a configuração da ferramenta, a integração com outros sistemas e o treinamento dos funcionários.

Monitoramento e ajuste: Após a implementação, é importante monitorar seus processos automatizados de cadastro para garantir que estão funcionando conforme o esperado. Você também pode precisar fazer ajustes com base no feedback dos funcionários ou nas mudanças nas necessidades do negócio.

Lembre-se, a automação de processos de cadastro está sempre em evolução e estas etapas podem ser repetidas se necessário para capturar novos ganhos. Mas quais são os benefícios esperados desta jornada?

Automação no Processo de Cadastro: Quais os Benefícios Operacionais e Estratégicos

A automação no processo de cadastro pode trazer diversos benefícios para as empresas, tanto em termos operacionais quanto estratégicos. Alguns dos principais são:

Mais agilidade para obter dados: a automação permite coletar e validar os dados dos clientes e fornecedores em poucos passos, reduzindo o tempo de espera e o retrabalho.

Aumento da segurança da informação: a automação reduz os riscos de erros humanos, fraudes e vazamentos de dados, pois utiliza mecanismos de criptografia, autenticação e rastreabilidade.

Redução de custos operacionais: a automação diminui os gastos com papel, impressão, armazenamento e transporte de documentos, além de liberar os funcionários para outras atividades mais estratégicas.

Melhora na experiência do cliente: a automação facilita o acesso e a atualização dos dados dos clientes, além de permitir uma comunicação mais personalizada e segmentada.

Mais inovação: a automação possibilita a integração dos dados com outros sistemas e plataformas, gerando insights e oportunidades para novos produtos, serviços e soluções.

Automação no Processo de Cadastro: Enriquecimento Cadastral – estratégia eficiente de automatização

A cada hora temos inúmeras inovações acontecendo em todos o mundo e isso tornou tudo muito rápido e urgente. Por isso, a velocidade com que os processos precisam acontecer para preservar e potencializar os lucros e reduzir os custos, não pode ser alcançada manualmente. Adotar e implementar estratégias eficientes de automação no processo de cadastro é essencial para garantir o sucesso de uma empresa, visto que ele pode ser aplicado em diferentes áreas e setores: Marketing, Vendas, Financeiro, RH, Compras, dependendo das necessidades e objetivos de cada área.

A automação no processo de cadastro, sendo a tecnologia capaz de trabalhar sem a necessidade de interação humana totalmente ou em parte, é a única forma de atender prontamente a todas as múltiplas demandas, nas diversas áreas de uma empresa, otimizando tempo e melhorando qualidade, para que a empresa evolua de maneira continua e consistente em todas as suas frentes.

O enriquecimento cadastral é uma forma eficiente de automação no processo de cadastro de clientes, pois a partir de apenas uma chave de informação como um CPF ou CNPJ, você pode completar um cadastro completo de um cliente, sem intervenção humana, o que contribui em estratégias mais efetivas para maximizar seus resultados. Para implementar estas estratégias de automação no processo de cadastro, é essencial que as empresas escolham um parceiro que ofereça soluções personalizadas de enriquecimento cadastral e que responda aos desafios constantes do mercado.

A Think Data, atuando como parceira estratégica de todos os portes de empresa, desde pequenas até grandes bancos do país, disponibiliza sua solução Valida Fácil – que integrados aos CRM’s ou motores de crédito, garantem uma agilidade ainda maior, assertividade e segurança que permitem as empresas implementar as automações de seu processo de cadastro aderentes ao seu tipo de negócio, de forma mais adequada.

Através da utilização do Valida Fácil os diversos tipos de empresas de todo o país podem obter informações seguras e de forma extremamente ágil; informações como: endereço, telefone fixo e telefone móvel válido, renda, situação profissional, restituição de imposto de renda,  além de agilizar o seu processo de concessão de Limite de Crédito pois nossa solução disponibiliza a possibilidade de adicionar aos motores de crédito a informação relacionada à renda familiar per capita a existência de vínculo como MEI e diversas outras informações!

Ao automatizar o processo de cadastro, as empresas podem ganhar tempo, reduzir custos, aumentar a segurança da informação, melhorar a experiência do cliente e inovar no mercado. Mas lembre-se, que a automação no processo de cadastro é apenas uma ferramenta. É importante garantir que você tenha as pessoas e os processos adequados em vigor para apoiar esses sistemas.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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