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01 de agosto de 2022 - 17:16

Cliente-bancario-como-inovar-na-atualizacao-cadastral-e-cumprir-as-regras-do-bacen-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Atender às regras de cadastro do cliente bancário costuma ser um grande desafio, já que mesmo com as exigências de manter seu cadastro atualizado junto às empresas, os clientes simplesmente não o fazem.

Cliente Bancário: A exigência por informações pelo Banco Central

O Banco Central do Brasil publicou uma instrução normativa sobre o cadastro de cliente bancário em instituições financeiras que entrou em vigor a partir de 30 de setembro de 2019, sendo aplicável a todos os tipos de instituições financeiras.

Essa regulamentação estabelece que todos os bancos e demais instituições financeiras devem cadastrar seu cliente bancário antes de prestar qualquer serviço. Isso inclui cartões de crédito, empréstimos, depósitos, investimentos e outros. O banco também deve manter os dados do cliente por pelo menos cinco anos após o término do contrato.

A instrução normativa do Bacen, em vigor desde 2019, exige que o cadastramento atenda, dentre outros requisitos para o cadastro de cliente bancário, a existência de um banco de dados eletrônico com proteção de acesso e que estas informações não sejam utilizadas para fins de marketing ou comercializadas com terceiros – sendo que para tais ações, as instituições necessitarão de banco de dados específicos que possuam a devida legitimação, em respeito a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Cadastro de Cliente Bancário: os alertas para tentativas de fraudes

As tentativas de fraude estão presentes no dia a dia das instituições, sendo que a cada dia o golpista inova na forma de fornecer dados do cliente bancário, de forma a burlar as camadas de segurança já existentes. A fraude bancária é um crime que envolve o uso não autorizado da conta bancária ou cartão de crédito de um indivíduo. Os bancos precisam estar atentos aos danos que esse tipo de crime causa aos envolvidos, fazendo-se necessária a adoção de medidas preventivas, como educar seus clientes sobre como eles podem evitar ser vítimas desse tipo de crime.

Pensando em formas de evitar a fraude no cadastro de cliente bancário, há muitas maneiras pelas quais os bancos podem notificar seus clientes sobre tentativas de fraude. Alguns exemplos são: mensagens de texto, e-mails e ligações para telefones previamente indicados pelo próprio cliente. Outra maneira é configurar alertas em contas bancárias para que, se alguém tentar sacar dinheiro ou fazer alterações na conta sem sua autorização, você receba um alerta e possa cancelar a transação antes que ela aconteça.

Mas e quando o cliente bancário não atualiza seus dados?

Um cliente bancário pode não atualizar seus dados porque não está ciente das consequências ou pode ter alterado seu número de telefone e não se lembrar de atualizá-lo. Se o cliente não atualizar seus dados, os bancos não terão como contatá-los caso haja algum problema com sua conta e quando isso acontece, dificulta as instituições financeiras em suas avaliações e até mesmo no fluxo de checagens de segurança anti-fraude.

As ações de prevenção à fraude de instituições financeiras é um trabalho extremamente árduo e contínuo. Ou seja, até mesmo após o encerramento do relacionamento entre o cliente bancário e a instituição é necessário aplicar ações que previnam (ou mitiguem ao máximo) as transações indevidas.

Quando o cliente bancário não atualiza o seu cadastro, seja por esquecimento ou até mesmo de forma proposital por estar em situação de inadimplência e não quer ser localizado, as instituições financeiras de todos os portes, podem contar com a Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional que, disponibiliza soluções extremamente inovadoras para atualização de dados cadastrais.

Atualização do Cadastro de Cliente Bancário: Como manter o banco de dados em dia?

Quando falamos da obtenção dos dados antes da negociação, o cliente bancário possui total interesse em fornecer as melhores informações, para a efetivação dos negócios. É claro que pode haver casos em que existem erros não intencionais no momento do cadastro.

Visando a cumprir as exigências do Banco Central a fim de possuir um banco de dados de informações do cliente bancário atualizado, bancos, fintechs, cooperativas de crédito e demais tipos de instituições financeiras submetidas ao BACEN, contam com o auxílio da Think Data para a realização da atualização de informações como telefones fixos, telefones móveis, e-mail, endereço para correspondência e diversos outros dados que possibilitam a manutenção do relacionamento com o cliente bancário.

Quando falamos em dados de cliente bancário é de extrema importância contar com empresas que ofereçam qualidade nas informações, como a Think Data, empresa reconhecida nacionalmente por sua qualidade ao utilizar soluções extremamente inovadoras como robôs com inteligência artificial e machine learning.

Avaliação de Crédito do Cliente Bancário: Quais são as melhores informações do cadastro?

É sempre necessário realizar uma checagem considerando as informações prestadas pelo cliente bancário para evitar fraudes e entender qual o perfil do cliente para conceder o crédito adequado, por exemplo.

Para a realização de uma checagem segura e extremamente ágil dos dados do cliente bancário, a Think Data disponibiliza o Valida Fácil, sua API que permite a integração de forma praticamente instantânea aos maiores motores de crédito do país, o que possibilita incluir a análise de dados adicionais como a renda presumida e/ou renda familiar per capita, identificação de telefones móveis com Whatsapp (o que facilita o contato durante todo o relacionamento com o cliente), situação profissional, validação do CPF ou do CNPJ na Receita Federal de forma online e real time etc.

Além disso, a Think Data é um dos maiores distribuidores Serasa Experian do Brasil e oferece o acesso a uma plataforma robusta e de alta capacidade para a realização de checagens de crédito do cliente bancário para todos os tipos de negociações, desde as mais simples como identificação de pendências, dívidas vencidas ou cheques devolvidos até as mais complexas envolvendo a identificação do Score Serasa Experian, existência de ações judiciais, participação em empresas falidas e muito mais!

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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