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16 de outubro de 2023 - 17:16

Cobranca-eficiente-como-economizar-dimensionando-uma-operacao-baseada-na-localizacao-de-clientes-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Eficiência não é apenas maximizar lucros. E uma das coisas que pode impactar na otimização dos custos é a falta de uma cobrança eficiente. No entanto, com as ferramentas e abordagens corretas, é possível tornar a Cobrança Eficiente, dimensionando adequadamente essa operação e, consequentemente, economizar.

Cobrança Eficiente: Qual o principal custo da operação de cobrança?

A operação de cobrança envolve diversos custos. No entanto, o principal gasto é o tempo e os recursos destinados para entrar em contato com clientes inadimplentes, o que inclui pessoal, equipamentos, softwares e gastos com telefonia. Manter uma operação grande demais, ou ineficiente, pode drenar recursos valiosos que poderiam ser aplicados em outras áreas da empresa.

Sendo assim, o dimensionamento da equipe é um dos principais processos para garantir que os custos sejam equilibrados e a Cobrança Eficiente. Isso porque é necessário ter uma equipe suficiente para atender à demanda de contatos, mas não tão grande a ponto de gerar custos excessivos.

Cobrança Eficiente: Como Dimensionar uma Operação?

Uma operação de cobrança eficiente (ativa) consiste em realizar chamadas telefônicas para os clientes inadimplentes, com o objetivo de negociar o pagamento das dívidas. Para dimensionar essa operação, é preciso considerar alguns fatores, como:

  • O volume de clientes a serem contatados;
  • A taxa de sucesso das chamadas (quantas são atendidas e resultam em acordo);
  • O tempo médio de cada chamada;
  • O modo de discagem (manual, automático ou preditivo);
  • A disponibilidade e a capacidade dos agentes de cobrança.

Com base nessas informações, é possível estimar quantos agentes são necessários para atender a demanda da operação, respeitando os níveis de acesso e a produtividade esperados. No entanto, esse cálculo nem sempre é simples e preciso, pois, depende da qualidade dos dados disponíveis e de algumas variáveis que podem mudar ao longo do tempo. Dimensionar uma operação de Cobrança Eficiente traz muitos desafios. Mas quais são estes desafios?

Cobrança e Eficiência: Os Principais Desafios no Dimensionamento de Operações de Cobrança

Um dos principais desafios no dimensionamento de operações de Cobrança Eficiente é lidar com a baixa qualidade dos dados cadastrais dos clientes. Muitas vezes, as empresas não dispõem de informações atualizadas e confiáveis sobre os telefones, endereços e rendas dos clientes inadimplentes, o que dificulta a localização e a negociação com eles, afetando assim os indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa) que são considerados no processo de dimensionamento.

Isso gera alguns problemas, como:

  • Aumento do número de chamadas improdutivas (não atendidas, ocupadas, erradas ou recusadas);
  • Aumento do tempo gasto para localizar os clientes certos;
  • Aumento do custo com telefonia e infraestrutura;
  • Redução da taxa de recuperação e do retorno sobre o investimento;
  • Insatisfação dos agentes e dos clientes.

Diante destes desafios, é possível compreender que se melhorarmos as informações dos clientes em nossa base de inadimplentes, melhoraremos a efetividade do contato. Para isto precisamos agregar novas informações, mas também utilizar de estratégia aliada ao dimensionamento, priorizando contatos mais assertivos e otimizando nossa operação, tonando a Cobrança Eficiente. Mas como fazer isto?

Cobrança Eficiente: Otimizar a Operação, Através da Estratégia de Enriquecimento Cadastral

Uma forma de reduzir o custo e tornar a operação de Cobrança Eficiente é através do processo de enriquecimento cadastral aliado a estratégia de dimensionamento. Esse processo consiste em agregar novas informações aos dados dos clientes, utilizando fontes confiáveis e atualizadas. Com isso, é possível melhorar o perfil e a segmentação dos clientes, priorizar os contatos mais relevantes e otimizar as estratégias tornando a Cobrança Eficiente.

Algumas das informações que podem ser obtidas através do enriquecimento cadastral são:

  • Telefones atualizados e validados;
  • Endereços completos e padronizados;
  • Situação cadastral na Receita Federal;
  • Renda presumida ou per capita;
  • Tomadores de decisão nas empresas;

Essas e muitas outras informações podem ser consultadas via web, em lote através de troca de arquivos ou integradas via API, através das soluções especializadas em dados da Think Data. A Think Data é um bureau referência no mercado nacional e oferece soluções de Cobrança Eficiente sob medida para cada tipo de empresa e negócio, desde pequenas empresas até os maiores Bancos, utilizando tecnologia de ponta (Big Data), além de ser um dos maiores Distribuidores Serasa Experian do país.

Cobrança: Como Implantar a Estratégia na Prática

Para tornar a Cobrança Eficiente, é preciso implantar a estratégia na prática, e isto exige disciplina e foco, para que as ações sejam coordenadas de maneira precisa, e seus resultados avaliados a cada implantação. Algumas das soluções da Think Data adotadas e que trazem bons resultados para uma Cobrança Eficiente são:

Identifique os clientes em óbito, para despriorizar estes contatos: uma solução oferecida pela Think Data é a identificação dos clientes em óbito, através da consulta aos órgãos oficiais. Essa informação é fundamental para evitar constrangimentos e perda de tempo na cobrança, pois permite despriorizar ou excluir esses contatos da sua base de dados.

Além disso, a identificação dos clientes em óbito pode ajudar a evitar fraudes e prejuízos, pois permite verificar se há algum tipo de movimentação financeira indevida em nome do falecido. Com isso, você pode proteger o seu negócio, o patrimônio dos seus clientes e tonar sua Cobrança Eficiente.

Enriqueça novos telefones: Se você precisa de mais telefones para contatar os seus clientes, você pode utilizar o serviço de enriquecimento cadastral da Think Data. Com o enriquecimento de novos telefones, você pode ampliar as suas possibilidades de contato, aumentando a sua taxa de alcance e de recuperação. Além disso, você pode economizar tempo e recursos, pois não precisa fazer consultas individuais ou manuais.

Agregue informações como Renda presumida ou Renda Familiar per-capita:  outra forma de otimizar a sua operação e torná-la uma Cobrança Eficiente é agregar informações como renda presumida ou renda per capita aos dados dos seus clientes. Essas informações são estimativas da faixa de renda de um indivíduo ou de uma família, baseadas em variáveis cadastrais e demográficas.

Com essas informações, você pode priorizar os contatos que têm melhor probabilidade de pagamento, levando em conta a sua capacidade financeira. Além disso, você pode personalizar as suas ofertas e condições de negociação, adequando-as ao perfil e à necessidade de cada cliente.

Identifique os telefones bons de sua base através do Localização Garantida:  Por fim, uma das soluções oferecidas pela Think Data é o Localização Garantida, que permite através de uma tecnologia exclusiva de geolocalização identificar os telefones que estão ligados efetivamente a um CPF. Com este processo, você pode a partir da sua base de telefones fazer um processo de checagem de quais sãos os telefones bons (ou hot) da sua base de dados. Esses são os telefones que têm maior probabilidade de contato com o cliente certo, onde você só não falará com o devedor, caso ele não queira atender.

Com o Localização Garantida, você pode priorizar os telefones que têm maior chance de sucesso na cobrança, reduzindo o número de tentativas improdutivas e aumentando a produtividade dos agentes. Além disso, você pode economizar no dimensionamento da equipe, pois precisará de menos agentes para atingir os mesmos resultados, gerando uma Cobrança Eficiente.

Dimensionar corretamente uma operação é vital para garantir a Cobrança Eficiente e a economia de recursos. Com as soluções da Think Data, as empresas que realizam estas ações têm identificado ganhos significativos em seu custo com dimensionamento, além de melhorar também seu custo com telefonia, pois têm à disposição ferramentas robustas para tornar esse processo mais acurado.

Como você pode ver, o enriquecimento cadastral é uma ferramenta poderosa para reduzir o custo e tornar sua operação de Cobrança Eficiente. Ao utilizar as soluções da Think Data, você pode obter informações atualizadas e qualificadas dos seus clientes, priorizar os contatos mais relevantes e otimizar as estratégias de cobrança.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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Comentários (2)
  1. PODEMOS TER UM TESTE COM ALGUNS DESTES CLIENTES DEVEDORES

    Edison dos santos em 21 de outubro de 2023 - 14:10
  2. ADMINISTRO VARIAS LOJAS DE CALÇADOS E CONFECÇÓES ESTAS COM MEU SISTEMA DE CREDIARIO PROPRIO QUE FAZ TODA ADMINISTRACAO E TEMOS O GRANDE DILEMA DE VENDER PELO CREDIARIO E AO COBRAR A DIVIDA OS CONTATOS NAO ATENDEM QUAL SUGESTAO VCS TEM

    Edison dos santos em 21 de outubro de 2023 - 14:08

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