Mar
15
14 de março de 2022 - 17:16

Endereco-do-devedor-formas-de-buscar-a-localizacao-do-reu-para-agilizar-o-andamento-no-processo-de-execucao-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Contatar o devedor já é difícil, encontrar o endereço do devedor para dar andamento em ações judiciais então é uma grande batalha de credores e escritórios de advocacia. E então, quais são as alternativas para agilizar a localização?

Quando se trata de localizar o endereço do devedor não é surpresa para nenhuma empresa que ela se vê em maus lençóis, haja vista a dificuldade que encontra para descobrir o local certo onde informar ao sistema judiciário, para uma posterior e necessária intimação.

Ocorre que, quando requerido diretamente ao Juiz, a parte requerente vê-se obrigada a aguardar a decretação de pesquisas junto aos sistemas de informação, tais como: Banco Central (Bacen), INSS, empresas de telefonia, Receita Federal e, tantos outros órgãos públicos e privados que disponibilizam os registros do endereço do devedor para integrar ao processo e garantir que o executado tenha ciência dos autos do processo que tramita contra ele.

No entanto, é de conhecimento de todos, que a localização do endereço do devedor é feita através de diversas pesquisas e que sempre demoram semanas ou até meses para que sejam respondidas.

O alto custo envolvido para a localização de endereço do devedor

Muitas vezes, os custos envolvidos com pedidos de expedição de ofícios a empresas distribuidoras de energia e saneamento, ou até mesmo empresas de telefonia para prestação de informações referentes ao endereço do devedor acaba até mesmo inviabilizando a cobrança.

Não é incomum existir casos em que as custas do processo, o gasto com honorários advocatícios, o tempo de dedicação a análises de documentos e demais buscas relacionadas à localização do endereço do devedor que acabam superando o valor da dívida.

Endereço do Devedor: Agilizar a localização para economizar gastos desnecessários

É claro e explicito a todos os interessados, que processos envolvendo ações de execução de costumam levar muito tempo do seu início ao fim, até mesmo porque existe uma real e válida dificuldade em achar o verdadeiro endereço do devedor.

Diante disso, é sabido que cada requerimento feito ao poder judiciário gera custos aos requerentes da ação, tornando-a extremamente caras, haja vista que empresas infelizmente não lidam com uma única ação contra um único cliente inadimplente. A identificação do endereço do devedor é de extrema importância para que o exequente tente uma ação enxuta e rápida.

Outrossim, não podemos esquecer que o sistema judiciário já se encontra abarrotado de demandas a serem cumpridas, causando demora no julgamento de cada lide, ainda mais dessas que não é fácil encontrar o endereço do devedor.

Portanto, seria de grande importância para a parte exequente e até ao sistema judiciário, se fosse possível agir de acordo com os Princípios da Celeridade e Economia Processual, evitando o vai e vem de processo em busca do endereço do inadimplente.

Dificuldades encontradas pelo exequente em busca do endereço do devedor

Comumente, quando o exequente inicia a ação judicial, ele indica o endereço do devedor de acordo com o endereço informado pelo cliente inadimplente. Ocorre que, não é de se espantar se esse endereço for falso ou muitas vezes desatualizado, acarretando uma dor de cabeça, estresse e um maior tempo de espera para a efetivação da intimação, haja vista a falta do endereço e a informação que o mesmo se encontra em “lugar incerto e não sabido” faz com que todo o andamento processual passe a ser mais demorado e burocrático.

Além disso, não é de se espantar quando o Juiz nega o pedido de pesquisas a serem realizadas em busca do endereço do devedor por entender que quem tem obrigação de fazê-las é a parte autora e não o judiciário, acarretando maiores dificuldades e maior tempo de espera para iniciar a ação e conseguir receber os custos que são de seu direito, cabendo ao credor a adoção de medidas capazes de efetivar a localização do devedor.

Endereço do devedor: Utilize a tecnologia a seu favor

Ao se ver encurralado com a necessidade de receber os valores devidos pelo cliente inadimplente e sem um endereço para ser indicado e iniciar a ação de execução ou até mesmo sabendo que aquele endereço que consta nos arquivos está desatualizado, o credor se vê necessitado de meios que possibilitem a localização do endereço do devedor.

Através de soluções oferecidas pela Think Data, bureau de informações referência no mercado, empresas de todo o Brasil, possuem acesso a um amplo book de consultas que possibilitam a pesquisa do endereço do cliente inadimplente através do nome completo, CPF, e-mail e diversas outras fontes de pesquisas acarretando uma economia de gastos para efetivar o requerimento de buscas através do judiciário.

Além disso, com as soluções apresentadas pela Think Data, o empresário agilizará o andamento processual, informando endereços encontrados e requerendo diretamente ao poder judiciário a intimação por meio de oficial de justiça diretamente do endereço obtido nas pesquisas realizadas em busca do endereço do devedor.

Importante ressaltar que é possível verificar também o histórico de endereços pertencentes aquele cliente inadimplente, colaborando com o Princípio da Celeridade Processual e, também com a agilidade em receber os valores devidos.

Endereço do devedor e o seu o perfil: Pondere o custo x benefício da ação judicial

Além de soluções para identificação do endereço do devedor, a Think Data, atuante como Distribuidor Autorizado Serasa Experian, possibilita a realização de consultas em nome do devedor para a identificação de existência de outras ações judiciais que podem facilitar na identificação do endereço utilizado para citação.

A Think Data é um dos maiores distribuidores Serasa Experian do Brasil e conta com diversas consultas que possibilitam uma avaliação que vai além da identificação do endereço do devedor, possibilitando identificar a existência de dívidas vencidas, pendências financeiras, cheques devolvidos e muito mais!

Para conhecer gratuitamente as consultas Serasa Experian ou as soluções de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: