Nov
19
18 de novembro de 2019 - 17:16

Cobranca-pj-conheca-as-particularidades-e-melhores-estrategias-para-este-tipo-de-carteira-televendas-cobranca-think-data

Cobrança PJ: Conheça as particularidades e melhores estratégias para este tipo de carteira

A melhora do cenário econômico nacional fez com que os principais bancos e fintechs do país, não apenas aumentassem o apetite em conceder mais crédito à pessoas e empresas, como também intensificassem suas ações e estratégias para a maximização da recuperação do crédito. Hoje, o binômio, concessão (com qualidade) e baixo PDD (Provisão para Devedores Duvidosos) é o que diferencia as melhores das piores instituições do mercado. Tanto isso é verdade, que no último balanço divulgado pelo Bradesco, seus resultados foram fortemente afetados pelo aumento da inadimplência, principalmente na carteira pessoa jurídica.

Nos últimos anos, a forma de cobrança da pessoa física apresentou diversas inovações, principalmente pela digitalização de suas ações através do uso de chatbots, Redes Sociais, URA Humanizada – e claro, do WhatsApp. Por que todos estes avanços não ocorreram na mesma velocidade na Cobrança PJ?

Um dos principais fatores é que as assessorias ainda utilizam scripts similares na Cobrança PJ e Cobrança PF! Para o sucesso da Cobrança PJ, se faz necessário uma personalização completa da estratégia, seja no treinamento dos operadores, renitência do discador, formas de comunicação eletrônica, dentre outras.

Outro ponto relevante para o sucesso na Cobrança PJ está na estratégia de enriquecimento cadastral – não adianta apenas encaminhar o CNPJ para um bureau e solicitar telefones vinculados à empresa, pois muitas vezes, estes telefones serão de um ramal interno ou um terminal que será atendido por uma telefonista (que não transferirá sua ligação para o financeiro com foco em possibilitar uma cobrança).

Além dos pontos citados anteriormente, temos outro fator que influência no sucesso da Cobrança PJ – as empresas ME! Com o aumento das taxas de desemprego, o volume de empresas abertas por microempreendedores é extremamente alta, e essas, muitas vezes, não possuem telefones vinculados (e sim o do contador) – sem contar o volume de mudanças de endereços realizadas por essas.

O que as assessorias e contact centers que realizam Cobrança PJ devem ter em mente é que por trás de qualquer empresa, existem pessoas, e essas que tomam a decisão pela quitação (ou não) de uma dívida! O lado positivo entre elas, é que as empresas, independente do porte, tem em sua grande maioria a intenção de pagar suas dívidas, mas não os fazem, por terem que priorizar, muitas vezes, o pagamento dos salários dos próprios funcionários frente aos boletos e impostos cobrados.

Por isso, conseguir chegar no tomador da decisão é o maior (e primeiro) desafio na Cobrança PJ – e após isso, se faz necessário ouvi-lo com atenção, de forma a propor uma condição que atenda ambas as partes, e principalmente, o mantenha como cliente da instituição financeira.

Diante desta necessidade do mercado, a Think Data, bureau de informações referência na indústria de crédito e cobrança no país se especializou no desenvolvimento de projetos personalizados de enriquecimento cadastral para Cobrança PJ. De acordo com o perfil da carteira (e da dívida), a companhia customiza soluções que utilizam inteligências artificiais proprietárias que visam maximizar os indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa) das operações.

As soluções personalizadas de enriquecimento cadastral voltada para Cobrança PJ possibilitam a localização diretamente através dos sócios (priorizando os com maior percentual de participação societária) e a identificação dos profissionais que fazem parte da Staff das empresas, principalmente os gestores das áreas administrativas e financeiras. Outra estratégia é realizar avaliações de forma a se chegar às pessoas correlacionadas aos sócios da empresa, identificando inclusive os telefones celulares com WhatsApp ativo – e em últimos casos, implementar um robô para busca de e-mails atualizados ou para consulta direta e real time à Receita Federal para obtenção dos dados cadastrais atualizados junto ao órgão público.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral voltada à Cobrança PJ da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: