May
05
04 de maio de 2020 - 17:16

Conselho-profissional-alternativas-a-judicializacao-da-cobranca-de-anuidades-think-data-televendas-cobranca

Entenda as dificuldades encontradas por cada Conselho Profissional na cobrança de anuidades dos profissionais vinculados – e as alternativas para melhorar a recuperação destes valores

Conselho Profissional de fiscalização é uma pessoa jurídica de direito público, criado por lei que normalmente prevê autonomia administrativa e financeira. Sendo que, de maneira geral, possui atribuição de zelar pela ética e disciplina da classe que exerce as atividades profissionais relacionadas.

Na prática, o Conselho Profissional possui seu custeio proveniente, basicamente, da cobrança de anuidade e emolumentos de seus profissionais inscritos – sendo possível identificar desde então as dificuldades no relacionamento e na cobrança, já que uma vez realizada a inscrição – assim como em um banco para a abertura de uma conta – o profissional levará anos ou até décadas para atualizar seu cadastro.

Atualmente, existem diversas campanhas realizadas por Conselho Profissional para que seus inscritos atualizem seus dados, a fim de que não perca nenhuma informação importante – mas o que se sabe é que, de fato, tal ação não possui alta efetividade. Além disso, quando se fala em cobrança de anuidade a inscrição em dívida ativa e judicialização via execução fiscal é que, em expressiva fatia desses processos, o valor cobrado sequer supre os custos de tramitação dos processos.

A avaliação do perfil do profissional e estratégias de manutenção e proximidade no relacionamento com o inscrito podem ser boas estratégias alternativas à judicialização da cobrança das anuidades por Conselho Profissional.

A identificação de alternativas à judicialização de cobrança de anuidades por Conselho Regional é tão relevante que foi objeto de seminário “Dívida Ativa dos Conselhos Profissionais” realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Agosto de 2019, com o intuito de contribuir com reflexões para o fim de uma judicialização expressiva e ineficaz, já que a cobrança via execução fiscal leva muito tempo para ser resolvida.

É importante que o Conselho Profissional observe estratégias praticadas pelo mercado em geral, como contatos realizados via e-mail, SMS ou até mesmo WhatsApp. A Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança nacional, oferecem soluções que auxiliam tal localização – através da realização de projetos personalizados de enriquecimento e certificação cadastral.

Nos projetos personalizados de enriquecimento e certificação cadastral é possível identificar dados de contato como endereços, e-mails e telefones com WhatsApp, além de outras informações importantíssimas para analisar a viabilidade da cobrança pelo Conselho Profissional, como a consulta à óbito para a despriorização de ações em caso de falecimento, por exemplo.

Para testar gratuitamente a solução de Enriquecimento Cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: