Oct
24
23 de outubro de 2023 - 17:16

Credito-digital-como-identificar-os-nao-bancarizados-e-aprovar-seu-credito-com-seguranca-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

O Crédito Digital é uma modalidade de crédito que opera integralmente online, permitindo solicitações e aprovações de crédito de forma ágil e descomplicada. Este formato é especialmente útil para alcançar aqueles sem acesso a serviços bancários convencionais. Para realizar uma análise de Crédito Digital para os não-bancarizados, é crucial utilizar ferramentas avançadas de análise de dados. Descubra neste artigo como fazer.

Crédito Digital: Qual o Efeito dos não-bancarizados na Economia e no Mercado de Crédito

O Brasil é um país com uma grande parcela da população que não possui conta bancária ou que não utiliza os serviços financeiros tradicionais. Segundo pesquisas, em 2019 o número chegou próximo a 45 milhões de brasileiros não-bancarizados, ou seja, que não movimentavam a conta bancária há mais de seis meses ou que optaram por não ter conta em banco. De acordo com o Banco Central do Brasil, em 2022, cerca de 18% da população ainda não possui conta em banco.

Os brasileiros não-bancarizados afetam a economia, pois deixam de contribuir para o desenvolvimento do sistema financeiro, a circulação de recursos e a formalização da renda. Além disso, eles enfrentam dificuldades para acessar produtos e serviços financeiros que poderiam melhorar sua qualidade de vida, como crédito, investimentos, seguros e educação financeira. Eles também estão mais vulneráveis a fraudes, cobranças abusivas e exclusão social.

O mercado de crédito também é afetado pelos brasileiros não-bancarizados. Como eles não têm histórico de crédito, é mais difícil para as instituições financeiras concederem empréstimos a eles. Isso pode levar a taxas de juros mais altas e a um acesso mais limitado ao crédito. É exatamente diante deste cenário que devemos entender a importância do Crédito Digital e como Fintechs tem atuado neste segmento de mercado.

Crédito Digital: Como as Fintechs atuam neste Mercado?

As Fintechs têm ajudado esses brasileiros não-bancarizados ao oferecer soluções inovadoras, ágeis e acessíveis para a inclusão financeira através do Crédito Digital. As Fintechs são empresas de tecnologia que atuam no setor financeiro, oferecendo serviços de Crédito Digital, como cartões de crédito digitais, contas digitais, empréstimos online, pagamentos instantâneos, entre outros.

Elas se diferenciam dos bancos tradicionais por terem custos menores, processos mais simples e personalizados, e maior alcance geográfico. As Fintechs têm um grande desafio para analisar o perfil dos clientes para concessão do Crédito Digital, visto que os não-bancarizados em muitos casos também não tem comprovação de renda ou trabalham de maneira autônoma.

Mas compreendendo este cenário, como construir um processo de concessão de Crédito Digital seguro?

Crédito: A Ascensão do Digital e a Importância de Processos Sólidos

O Crédito Digital é uma modalidade de empréstimo em que todo o processo é feito por meio de aplicativos e sistemas online. O cliente pode solicitar o crédito, enviar os documentos, receber a análise e o resultado, e assinar o contrato sem sair de casa ou do trabalho. O Crédito Digital é uma forma rápida, prática e segura de obter recursos para realizar seus projetos pessoais ou profissionais.

Obviamente, para realizar uma análise de Crédito Digital é preciso utilizar processos robustos, amparado por tecnologia de ponta para garantir a segurança na concessão. Alguns desses processos são:

  • Definir uma política de Crédito Digital clara e consistente, que estabeleça os critérios, as regras e os limites para cada tipo de cliente e produto.
  • Utilizar um motor de decisão automatizado, que integre as ferramentas de análise de Crédito Digital e aplique a política definida em tempo real.
  • Oferecer um contrato digital transparente e simplificado, que possa ser assinado eletronicamente pelo cliente.
  • Monitorar o desempenho da carteira de Crédito Digital e ajustar os parâmetros conforme necessário.

Mas todos estes processos precisam ser alavancados por uma estratégia consistente que possibilitem uma análise precisa, antes da liberação de Crédito Digital.

Crédito Digital: Enriquecimento de Dados como Chave para o Sucesso

Para alavancar os processos de análise de Crédito Digital para brasileiros não-bancarizados, as Fintechs precisam utilizar métodos alternativos de avaliação de risco e adotar estratégias que melhorem sua precisão. O enriquecimento cadastral é uma estratégia que ajuda na otimização do processo e melhora a precisão da análise de concessão de Crédito.

As Fintechs que utilizam o enriquecimento cadastral em seus processos, têm identificado ganhos significativos no processo de concessão de Crédito Digital. Esses ganhos incluem: Aumento da precisão da análise de crédito; Redução da inadimplência; Melhora da experiência do cliente; Aumento da satisfação do cliente; Aumento da receita.

A Think Data, Bureau referência no mercado nacional, tem sido pioneira em ajudar Fintechs a otimizar resultados, oferecendo soluções como consultas em tempo real através de sua API Valida Fácil – Concessão de Crédito e integração com a Serasa Experian, um dos maiores provedores de informações de crédito. Acrescentar informações como renda presumida ou renda per-capita permite uma análise de Crédito mais completa e assertiva.

Mas quais desafios as Fintechs possuem para implantar a Estratégia de Enriquecimento Cadastral?

Crédito: Como Superar os Desafios na Implantação da Estratégia

Muitas Fintechs se deparam com desafios significativas relacionadas ao uso de estratégias de enriquecimento cadastral, principalmente em relação à adequação às normas da LGPD e aos investimentos necessários para implementar processos de enriquecimento cadastral. Mas, como superar essas barreiras e maximizar os benefícios da análise de Crédito Digital?

A Think Data, especialista em soluções de enriquecimento e análise de dados para o segmento de Crédito Digital, é a parceira ideal para esse desafio. Totalmente aderente à LGPD, temos uma trajetória sólida assessorando uma variedade de clientes na jornada de conformidade normativa.

Vamos além, auxiliando Fintechs a aprimorar seus resultados com serviços de enriquecimento cadastral adaptáveis a empresas de todos os tamanhos, de startups a grandes bancos. Nossa abordagem multicanal inclui plataforma web, enriquecimento em lote e nossa API – Valida Fácil – Concessão de Crédito, integrada aos principais motores de crédito e CRM do mercado, assegura uma implementação rápida e alinhada às demandas específicas do cliente.

Com a Think Data você transforma os desafios em oportunidades para elevar suas estratégias de Crédito Digital a novos patamares!

Crédito Digital: Como Potencializar o Processo de Análise e Concessão

Ao oferecer uma variedade de soluções informativas, damos às Fintechs a chave para acessar informações vitais para uma análise de Crédito Digital mais precisa. Entre as soluções, podemos destacar:

  • Validação cadastral: Uso das consultas real time da Think Data, que permitem atualizar as informações cadastrais dos clientes, como telefone fixo e móvel, endereço, status na Receita Federal, se é socio em uma empresa, óbito, histórico online no MT, entre outras.
  • Verificação por WhatsApp: essa ferramenta confere se o número de celular informado pelo cliente possui uma conta ativa no aplicativo de mensagens instantâneas, o que aumenta a confiabilidade dos dados cadastrais.
  • Renda presumida ou Renda Familiar per capita: essa ferramenta estima a renda do cliente com base em dados socioeconômicos, geográficos e comportamentais. Já a Renda Familiar Per Capita, tem como foco indicar a renda da residência do proponente ao crédito – sendo muito útil para pessoas novas, na faixa de 18 a 25 anos. Essas informações ajudam a definir os limites e as condições do Crédito Digital.
  • Score de crédito Serasa Experian: através de uma plataforma customizada, rapidamente pode visualizar o Score Serasa do cliente com base no seu histórico de pagamentos, dívidas e restrições no nome. O score indica o grau de risco de inadimplência do cliente.

Com nossos serviços inovadores, as Fintechs têm a capacidade de identificar os não-bancarizados, conduzindo análises de Crédito assertivas e seguras de forma ágil. Isso maximiza as chances de aprovação e minimiza custos operacionais, enquanto proporciona uma experiência superior ao cliente.

A Think Data é um parceiro crucial para Fintechs que aspiram estar na vanguarda dessa transformação, oferecendo suporte para alcançar diferentes segmentos da população com estratégias de Crédito Digital e enriquecimento cadastral robusto e seguro, democratizando o acesso ao crédito e fomentando uma economia mais inclusiva e justa.

Este progresso na percepção, gestão e distribuição do Crédito Digital sinaliza uma revolução significativa no cruzamento de tecnologia e finanças, posicionando as Fintechs e a Think Data como protagonistas dessa evolução transformadora no mercado financeiro.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: