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16 de agosto de 2021 - 17:16

Fraudes-bancarias-como-mitigar-riscos-e-conceder-credito-de forma-agil-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

O risco é inerente à concessão de crédito, porém as fraudes bancárias vêm crescendo de maneira muito acelerada, causando diversos dados às instituições financeiras. Por outro lado, os clientes desejam obter taxas baixas e receber o crédito com agilidade – ou seja, resta às instituições financeiras o desafio diário de inovar com estratégias que aliem a segurança à rapidez.

Investigações apontam milhões de reais obtidos através de fraudes bancárias

Diariamente, as notícias do Brasil divulgam novos golpes aplicados por estelionatários para obter crédito em nome de terceiros – fazendo vítima o suposto tomador do empréstimo que, teoricamente, arcaria com o pagamento e também a instituição financeira que acaba arcando com o prejuízo em muitas situações.

Ou seja, os criminosos inovam a cada dia, utilizando-se de maneiras mais ardilosas possíveis para passarem-se por pessoas comuns, através do “roubo” de seus dados pessoais. As fraudes bancárias podem ser aplicadas através de vírus de computadores ou até mesmo o convencimento para que a pessoa compartilhe dados sigilosos.

Em que pese a obrigação do titular de manter seus dados em sigilo, cabe à instituição financeira a prevenção e a mitigação máxima de fraudes, realizando bloqueio de operações que possam demonstrar algum grau de risco, ainda que mínimo.

A indenização da vítima de fraudes bancárias

O entendimento jurisprudencial entende que em casos de fraudes bancárias, majoritariamente, aplica-se a responsabilidade objetiva do artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o qual prevê que: “O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.

Às instituições financeiras restam diversas corridas paralelas para garantir a segurança de suas operações, cabendo destacar a necessidade de aplicação de tecnologias que acompanhem e estejam a frente das inovações criminosas utilizadas em fraudes bancárias, a informação a clientes sobre a necessidade de zelo quanto às suas informações pessoais e confidenciais e, por fim, a necessidade de comprovação de culpa exclusiva da vítima (para afastamento da aplicação da responsabilidade objetiva do CDC).

Contudo, nem mesmo a soma de muitos esforços pode neutralizar as fraudes bancárias e todos os riscos inerentes à concessão de crédito, gerando às instituições financeiras também o dever de indenizar a vítima pelo dano material sofrido e, muitas vezes, pelo dano moral – fazendo com que a concessão de crédito seja ainda mais onerosa.

Conceder rápido OU evitar fraudes bancárias. Seria um paradoxo?

A era digital chegou para todos e as inovações tecnológicas são grandes aliadas no desafio de prevenção às fraudes bancárias. Ainda que nos locais mais longínquos, a população é representada por correspondentes bancários responsáveis pela comunicação entre o cliente e a instituição financeira.

Há poucos anos atrás, um cidadão precisava possuir relacionamento com a instituição para conseguir crédito. Em contrapartida, atualmente, as operações ocorrem praticamente em tempo real, sendo possível tomar crédito pela internet ou até mesmo pelo celular, ambientes bastante propícios para aplicação de fraudes bancárias por criminosos. A agilidade nas concessões é um requisito para não se perder negócio – se o concorrente avaliar melhor e mais rápido, o cliente irá preferi-lo.

Como conceder crédito rápido e evitar fraudes?

A chave do sucesso para conseguir unir a concessão de crédito ágil com a mitigação de fraudes bancárias é a realização de validação de informações em tempo real. Na Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito nacional, é possível realizar diversas validações de forma online e real time que garantem segurança nas operações de crédito.

Ao utilizar a integração online com o Whatsapp, solução exclusiva no Brasil, a Think Data oferece a seus clientes a possibilidade de validação da utilização deste aplicativo no telefone móvel indicado pelo cliente que está pleiteando o crédito, sendo possível obter também a foto de status – o que possibilita até mesmo a realização de comparação de biometria facial com selfie e/ou documento enviado pelo cliente.

Além disso, a Think Data processa milhões de informações diariamente em suas operações que ocorrem 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma a garantir a seus mais de 450 clientes, acesso a informações em tempo real de fontes de fé-pública como Receita Federal, Ministério do Trabalho e Tribunal Superior Eleitoral, por exemplo – informações estas que possibilitam a criação de questionários que mitigam riscos com fraudes bancárias.

Com as soluções da Think Data é possível reduzir riscos com fraudes bancárias por meio de certificação de telefones e endereços, valendo-se da Localização Garantida, solução pioneira e única no país, que indica o vínculo de um número de telefone móvel com seu titular, sendo possível também identificar o score associado ao endereço. Estas tecnologias possuem resposta extremamente ágil e conferindo maior confiança nas concessões e, em conjunto do as demais ações, fazendo com que a segurança e agilidade caminhem juntas.

Para conhecer gratuitamente as soluções antifraude e de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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1 Comentário
  1. Quero mais informação.

    Ilka em 17 de agosto de 2021 - 21:25

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