May
23
22 de maio de 2023 - 17:16

Negativar-associados-entenda-as-estrategias-dos-conselhos-regionais-na-cobranca-das-anuidades-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Os Conselhos Regionais são responsáveis pela regulamentação e fiscalização de profissionais de diversas áreas e negativar associados na cobrança das anuidades é uma questão delicada e deve ser abordada com cautela já que essa é uma das principais formas de financiamento desses órgãos, permitindo que continuem exercendo suas funções. Entenda as estratégias adotadas pelos conselhos regionais até chegar na Negativação de Associados.

Negativar Associados: Entendendo a importância dos Conselhos Regionais.

Um conselho de classe ou um conselho regional é uma organização ou entidade que representa e regula uma determinada profissão ou grupo de profissionais. Os conselhos regionais têm como objetivo garantir que os profissionais sigam padrões éticos e de qualidade no exercício de suas atividades, protegendo assim os interesses dos clientes, pacientes ou consumidores que utilizam os serviços desses profissionais.

Entre as principais funções de um conselho regional estão:

  • Registro e licenciamento: Os conselhos regionais são responsáveis por registrar e licenciar os profissionais que atendem aos requisitos estabelecidos, garantindo que apenas indivíduos qualificados possam exercer a profissão.
  • Regulação e fiscalização: Os conselhos regionais estabelecem normas e regulamentações para o exercício da profissão, e fiscalizam os profissionais para garantir que cumpram essas diretrizes, promovendo padrões éticos e de conduta profissional, e podem investigar e tomar medidas disciplinares em casos de violação desses princípios.
  • Representação e apoio jurídico: Os conselhos regionais podem representar os interesses de seus membros perante o governo, outras organizações e o público em geral, defendendo questões que afetam a profissão e promovendo o reconhecimento e a valorização dos profissionais.
  • Informação, Educação e formação: Muitos conselhos regionais fornecem informações e apoio aos seus membros, incluindo orientação profissional promovendo a educação continuada, a fim de manter os profissionais atualizados sobre as melhores práticas e desenvolvimentos em sua área.

Realizar todas estas atividades é desafiador. Para que estas atividades realizadas por um conselho regional tenham êxito e a comunicação e relacionamento entre conselho regional e associados seja efetiva, é necessário manter os dados de seus associados atualizados, mas nem sempre isto acontece. Por que isto ocorre? Pois muitas vezes a associação acontece logo após a conclusão da graduação ou formação específica para aquela profissão regulamentada, e ao longo dos anos, o associado não se recorda de atualizar sobre as mudanças cadastrais, sejam elas de seu endereço residencial e comercial, seus fones fixos e móveis, bem como seu e-mail ativo.

Veja que isto afeta toda a cadeia de comunicação e relacionamento do conselho regional com este associado, impedindo que ele receba informações e atualizações quanto ao seu conselho regional e até mesmo programação de eventos e formações de atualização profissional. Mas os desafios não param por aí! Pois esta desatualização também pode afetar no recebimento das anuidades, e na cobrança quando o associado fica inadimplente.

Negativar Associados: Estratégias adotadas pelos conselhos regionais na cobrança de anuidades

O primeiro passo para restaurar a relação entre os conselhos regionais e seus associados, é reestabelecer a comunicação. Isto só será possível, se você conseguir ter as informações cadastrais de seus associados atualizadas. Nesse contexto, é possível contar com a parceria da Think Data, Bureau de informações referência no mercado brasileiro, que disponibiliza aos conselhos regionais de todo país, obter informações seguras e de forma extremamente ágil, para atualizações cadastrais como: nome, endereço, telefone fixo e móvel válido, WhatsApp e e-mail, bem como informações demográficas e socioeconômicas, através de diversas plataformas de acesso (Web, Web Service (API) e Troca de Arquivos),  automatizando troca de informações através de arquivos criptografados e em ambiente seguro.

Uma vez atualizada as informações cadastrais de seus associados, o conselho regional pode adotar diversas estratégias, que podem variar de acordo com o órgão e a região, para garantir o pagamento das anuidades pelos profissionais associados, entre as quais podemos citar:

Comunicação efetiva: Com os dados atualizados, os conselhos regionais enviam comunicados e notificações (por e-mail, correio ou telefone) informando os associados sobre o valor, os prazos e a forma de pagamento das anuidades.

Campanhas de conscientização: Os conselhos regionais também realizam campanhas para conscientizar os profissionais sobre a importância do pagamento das anuidades, mostrando como os recursos arrecadados são usados para melhorar e garantir a qualidade do exercício da profissão.

Negociação de dívidas: Em casos de inadimplência, os conselhos regionais podem abrir negociações com os profissionais para facilitar o pagamento das anuidades atrasadas, oferecendo condições especiais, como parcelamento ou redução de juros e multas.

Lembrando que a aplicação dessas estratégias pode variar de acordo com o conselho regional e as especificidades de cada categoria profissional, sendo sempre necessário consultar as diretrizes e regulamentações do conselho regional em questão.

Agora o que fazer, se depois de todas estas ações, ainda estou com um alto índice de inadimplência entre os associados do conselho regional?  Como complementar esta estratégia de maneira efetiva e assertiva, para recuperar os valores das anuidades dos associados?

Negativar Associados: Quando realizar a negativação de devedores é a melhor opção.

Através da Medida Provisória 1.040, de 29 de março de 2021, que depois foi sancionada na Lei Nº 14.195, de 26 de Agosto de 2021  o Governo Federal autorizou conselhos profissionais negativarem e protestarem os associados devedores. Permitindo assim que os conselhos regionais, realizem “medidas administrativas de cobrança, tais como notificação extrajudicial, a inclusão em cadastros de inadimplentes e o protesto de certidões de dívida ativa.” A determinação do Governo através da MP, explica-se devido ao grande número de ações judiciais de cobrança movidas pelos conselhos: 6 em cada 10 ações nas varas de execução fiscal da Justiça Federal são cobranças de conselhos profissionais.

A negativação de associados é uma medida importante para proteger os interesses de todo um conselho regional, visto que a inadimplência pode prejudicar a prestação de serviço do conselho para toda a classe de profissionais, mas deve ser realizada com responsabilidade e ética, sendo que o processo de negativação de associados, também pode ser prejudicial para os relacionamentos do então associado para com o conselho regional em situações futuras, por isso é importante pesar os prós e os contras antes de tomar medidas.

Após realizar as estratégias descritas na seção anterior, a negativação é uma ação assertiva para recuperar os valores de anuidade que não foram quitados. Até mesmo porque ao realizar a negativação de associados, o associado inadimplente receberá um comunicado concedendo um prazo para regularização dos valores, antes que seu nome seja incluso no rol de maus pagadores. O recebimento deste comunicado referente a negativação faz com que o associado inadimplente priorize o pagamento da dívida apontada, evitando, assim, impactos negativos em obtenção de crédito no futuro.

Caso a dívida não seja quitada, é criado um alerta a outros potenciais credores de que esta pessoa é alguém que não arcou com suas obrigações financeiras em algum momento, reduzindo-se sua confiabilidade em relação ao pagamento de dívidas assumidas, sendo este apontamento de inadimplência descrito no relatório de crédito do associado durante cinco anos (ou até a quitação), o que tornará mais difícil para ele contrair novos empréstimos ou linhas de crédito, podendo também este apontamento ser utilizado em ações judiciais no futuro.

Negativar Associados: Qual a melhor forma de realizar a negativação de associados?

No momento de realizar a negativação de associados, é importante optar pelo maior bureau de crédito do Brasil, a Serasa Experian, com uma cobertura que chega a ser 5 vezes maior que a concorrência. Somado a isso, há de se considerar que a negativação de associados é um processo extremamente simples, principalmente quando realizada na plataforma disponibilizada pela Think Data, na qualidade de distribuidora Serasa Experian. A Think Data inovou em sua plataforma, deixando o processo de negativação de associados totalmente intuitivo, sendo possível realizá-lo em poucos cliques.

A Think Data, como um dos maiores distribuidores Serasa Experian do país, disponibiliza esta plataforma extremamente robusta para a negativação de associados e realização de diversas checagens, sendo possível contar com um time de especialistas que fornece suporte integral para auxiliar na tomada de decisões mais inteligentes para identificação de custo-benefício da negativação de associados, com mais segurança.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: