Sep
04
03 de setembro de 2018 - 18:15 - atualizado às 20:25

Os-desafios-de-se-identificar-e-localizar-o-cliente-devedor-na-rede-varejista-televendas-cobranca-oficial

Um dos setores que mais tem passado por transformações (e desafios) nos últimos anos é o varejista – segmento de grande representatividade para a economia brasileira, o varejo enfrentou uma grande depressão devido a crise econômica que afetou o país e impactou fortemente suas margens, seja pela queda nas vendas ou pelo aumento da inadimplência. O maior impacto, ocorreu, devido ao público consumidor destas redes serem formados basicamente por pessoas das classes C, D e E, e essas, são as primeiras a sofrerem com o desemprego, com isso, inicia-se o processo de inadimplência e a necessidade de constantes mudanças de endereços e telefones, o que dificulta a localização deste cliente devedor.

O lado positivo para o setor é que neste último trimestre o varejo vem observando uma retomada (mesmo que lenta) de sua atividade econômica – segundo a FECOMÉRCIO, o último mês foi um dos primeiros onde houve uma queda no excesso de estoque das redes (33,3% em julho para 32,2% em agosto). Com este cenário, muitos clientes voltaram a demonstram interesse em reconquistar seu crédito através de uma renegociação de dívida. Importante ressaltar que o varejista costuma ser tolerante com seu cliente devedor, não apenas pela receita gerada com o parcelamento das compras / dívidas, mas principalmente pelo intuito de se manter o relacionamento – tanto isso é verdade que o setor é um dos que menos vendem carteiras no mercado.

Nessa onda da retomada gradual do otimismo, as redes vêm aumentando o apetite na emissão de seus private label (cartões emitidos pelas próprias lojas) e até no parcelamento via carnê (que pode ser observado na foto que ilustra essa matéria) e pode dificultar a localização do cliente devedor. Mas com uma concorrência agressiva, muitos varejistas acabam decidindo realizar todo o processo de concessão e gestão de carteira internamente – isso ocorre, pois entende-se que as financeiras “tradicionais” possuem critérios muito robustos para a aprovação do crédito, o que pode fazer com que essas lojas percam vendas.

Os-desafios-de-se-identificar-e-localizar-o-cliente-devedor-na-rede-varejista-televendas-cobranca-interna-1

Então, como equalizar os objetivos do varejo de conceder crédito com segurança, aumentando as vendas e ao mesmo tempo reduzindo a inadimplência? De forma macro, o ponto principal é se criar um processo que garanta uma análise depurada da veracidade das informações fornecidas / obtidas do proponente ao crédito. Hoje, os principais motores do mercado possuem integração a drives de bureaus que possibilitam uma certificação cadastral robusta em questões de segundos!

Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência no segmento de crédito e cobrança no país, desenvolveu uma solução que possibilita ao mercado a obtenção de informações cadastrais atualizadas via robôs através do uso da inteligência artificial agregada ao seu Web Service. Além das informações cadastrais padrões de mercado, é possível solicitar as informações socioeconômicas atualizadas incluindo profissão, local de trabalho e se o cliente está ou não recebendo seguro desemprego – essas são informações de grande importância por este segmento atender uma classe em constante mudança de emprego (turnover).

Além disso, a Think Data disponibiliza uma plataforma única no Brasil onde é possível consultar, real time, o status de um celular fornecido pelo comprador – o foco é identificar se o telefone do cliente é ativo e utiliza o aplicativo WhatsApp – também, é possível consultar o status, a foto e o último dia e hora de utilização do aplicativo. Com isso, consegue-se inclusive cruzar se o proprietário do celular é o requisitante do crédito via Biometria Facial (caso a empresa possua essa tecnologia). Por outro lado, se um telefone consultado não possuir WhatsApp Ativo, a rede pode decidir pela reprovação do crédito ou em utilizar essa informação como uma variável com peso negativo no modelo de credit score.

Utilizando-se apenas de alguns dos processos e inteligências abordadas anteriormente, os varejistas observam uma redução na fraude e melhora expressiva nos indicadores de localização do cliente devedor (em média superior a 30%), possibilitando um aumento da recuperação de crédito, seja pelos acionamentos via contact center ou na cobrança digital via WhatsApp (sem citar a redução do PDD (Provisão para Devedores Duvidosos)).

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. FYI

    Jose Mario Ribeiro Jr em 04 de setembro de 2018 - 05:56

Deixe uma resposta para Jose Mario Ribeiro Jr Cancelar resposta

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: