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02 de maio de 2018 - 18:20

Por-que-empresas-compram-mailing-mas-continuam-perdendo-dinheiro-televendas-cobranca

Quando se conversa com a maioria das empresas adquirentes de mailing segmentado observasse um consenso: “Só conseguimos falar com no máximo 10% dos registros!” Se considerarmos que dos clientes que se fala, um grande percentual não tem interesse ou está fora do target do produto, obteremos uma conversão próxima de 1%! Então por que as empresas continuam comprando mailing? Isso ocorre, muitas vezes, por falta de opção ou pela inexistência de processos internos de enriquecimento cadastral.

Hoje, muitos contact centers iniciam operações de televendas tendo sob sua responsabilidade todo o risco do negócio – quando dizemos riscos, indicamos que as mesmas só serão remuneradas em caso de sucesso na venda de um produto ou serviço – e que a única certeza que têm, é que os custo com infraestrutura, pessoas e telecom deverão ser quitados ao final do mês! (tendo ou não receita).

Além dos pontos citados, as empresas de televendas são responsáveis por adquirir o mailing que alimentará sua operação – e por não conhecerem o perfil dos clientes, acabam adquirindo base no chamado mercado de “Mar Aberto”. Diante dessa obrigação e deste cenário, muitas companhias acabam pesando mais o quesito preço, que qualidade nesse processo de aquisição, o que impacta fortemente na baixa conversão anteriormente exposta (1%).

Visando maximizar a conversão, o mercado já vem utilizando de forma mais massiva leads ao invés de aquisição de mailing. O ponto negativo do lead é o seu preço que varia de acordo com o perfil do produto de interesse para venda, em contrapartida, a taxa de conversão é muito superior ao 1% tendo em vista que a pessoa contatada já preencheu algum formulário na internet indicando ter interesse em se tornar cliente! O problema do lead é quando a operação é muito grande, o que pode tornar essa estratégia inviável financeiramente diante dos altos custos para aquisição destes registros para a alimentação de todas as suas PA (Posição de Atendimento).

Considerando que a cada mês os contact centers adquirem mailing e ficam com 90% destes registros “perdidos” por impossibilidade de contato, a melhor estratégia a se utilizar é a do enriquecimento cadastral. Os principais ganhos desta estratégia estão relacionados a economia – uma empresa só pagará caso sejam encontrados telefones novos, do contrário, o fornecedor não será remunerado. Essa metodologia vem sendo utilizado com muito sucesso no mercado de venda de tv por assinatura e de crédito consignado.

Além do processo de enriquecimento cadastral, é possível se realizar um processo de certificação cadastral. Como funciona? Através do recebimento do mailing original, se realiza um cruzamento a fim de detectar quais dos telefones existentes na base original também constam na base do parceiro de data quality. Isso possibilitará que a operação de televendas priorize estes telefones em suas estratégias de discagem.

Sendo uma empresa referência no mercado de informações, e atendendo os principais players de Contact center do Brasil, a Think Data, disponibiliza, através da sua Diretoria de Estratégia e Qualidade suporte gratuito no desenho de estratégias que potencializem os indicadores de localização de uma operação, o que refletirá imediatamente na melhora quantitativa da conversão de uma operação.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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