Aug
09
08 de agosto de 2022 - 17:16

Score-do-mei-como-e-quanto-o-socio-impacta-no-credito-da-empresa-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Considerando que há uma separação da pessoa jurídica da pessoa física, restam muitas dúvidas sobre como avaliar o Score do MEI e o quanto perfil do sócio deve ou não impactar nas concessões de crédito. Trouxemos aqui os principais critérios de avaliação do Score do MEI da Serasa Experian e alguns conceitos importantes para auxiliar na concessão do crédito mais assertivo.

Score do MEI: Como, quando e por que o MEI foi criado?

A figura do Microeempreendedor Individual (MEI) foi criada no Brasil por meio de Lei Complementar no ano de 2008 que modificou a Lei Geral da Microempresa, com o objetivo de simplificar o regime tributário e retirar milhares de brasileiros da informalidade. A partir da regularização, além da possibilidade de construção de Score do MEI, o microemprendedor passa a possuir cobertura beneficiária, pode realizar a emissão de notas fiscais e até mesmo contratar um funcionário.

São diversos os benefícios do MEI, já que, deixando de ser informal, o trabalhador possui uma carga tributária baixa e todos os seus impostos consolidados em apenas uma guia. O que faz com que a regularização seja simples e acessível a todos, facilitando a distinção entre a vida pessoal e a vida do empresário, passando a haver um Score do MEI e outro para a pessoa física.

É importante destacar que MEI é uma opção de regime tributário, sendo que as regras empresariais que regem este modelo de empresa é a de Empresário Individual, na qual existe a confusão patrimonial. Ou seja, não existe a divisão de bens da empresa e bens do sócio como em outros formatos empresariais, motivo pelo qual existe muito impacto do perfil do sócio no Score do MEI.

Score do MEI: Como ele é composto?

Antes de adentrar a composição do Score do MEI, é importante destacar que a criação de um CNPJ é de extrema importância e abre um leque de oportunidades, como o acesso a linhas de crédito inexistentes para pessoa física, por exemplo. Além disso, é uma oportunidade para formalizar a renda, considerando que é possível realizar a emissão de notas fiscais (NF) e de relatório de receitas brutas.

No entanto, a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais se dá somente em alguns casos, sendo que a relação negocial entre MEI e pessoas físicas normalmente não gera a responsabilidade de emissão de NF, o que acaba gerando uma grande dificuldade do mercado relação ao faturamento e, consequentemente na composição do Score do MEI.

A Serasa Experian, maior bureau de crédito do país, possui um modelo estatístico específico para a composição do Score do MEI, no qual existe a aplicação de Inteligência Artificial que calcula o score usando critérios que são divididos basicamente em quatro categorias: (i) Pagamento de crédito; (ii) Consultas para serviços de crédito; (iii) Histórico e pagamento de dívidas e (iv) Crédito contratado e tempo de uso do crédito.

Como considerar o Score do MEI e conceder o crédito de forma mais segura?

Considerando a existência de confusão patrimonial entre a pessoa jurídica e a pessoa física, independentemente de ser clara a separação entre o Score do MEI e o da pessoa física, ainda resta muita insegurança no momento de conceder crédito para microempresários, já que é extremamente difícil avaliar o montante de crédito a ser liberado, principalmente quando falamos em conceder créditos mais altos.

No Brasil, o risco de concessão de crédito é alto. Isso se deve à alta taxa de desemprego e à inadimplência. A taxa de desemprego no Brasil, no primeiro trimestre de 2022, apontou em 11,1%, atingindo 12 milhões de trabalhadores. Outro dado alarmante é que, em estudo publicado em maio de 2022, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,7% das famílias brasileiras fecharam o mês com alguma dívida, sendo que a inadimplência também atingiu um recorde histórico de 28,66% em abril.

A economia brasileira tem passado por um momento difícil ultimamente. As dificuldades atuais têm levado a altas taxas de inflação e a uma taxa de juros superior à média de outros países. Isso faz com que o cenário da concessão de crédito seja extremamente desafiador, já que as pessoas precisam pagar mais para ter acesso ao dinheiro de que precisam. Considerando este cenário, a concessão de crédito, antes já bastante complicada, deve passar por crivos ainda mais afunilados, de forma a afastar os riscos da inadimplência, ressaltando a importância de um bom Score do MEI.

O que é um bom Score do MEI e quais informações podem auxiliar na concessão de crédito?

De acordo com a Serasa Experian, o Score do MEI é dividido em 3 faixas de risco, o que impacta diretamente a visão do mercado:

1      alto risco: 0 a 400;

2      médio risco: 401 a 700;

3      baixo risco: 701 a 1.000.

Conforme descrito anteriormente, a avaliação de Score do MEI é extremamente ampla e considera diversos fatores, tanto negativos quanto positivos em relação à empresa. Porém, dependendo do tipo de negociação, os bancos, financeiras e fintechs podem considerar interessante a avaliação de outras informações adicionais, a fim de aprofundar o conhecimento do perfil do cliente e conseguir conceder mais crédito.

Neste caso, empresas de todo o Brasil conta com a Think Data, um dos maiores distribuidores Serasa Experian do Brasil que possui plataforma com ampla disponibilidade para a realização de um amplo book de consultas que se adequam a todas as necessidades de negócio, desde a identificação do Score do MEI, até a identificação de dívidas vencidas, pendências ou até mesmo a participação do sócio em outras empresas que já tenham falido.

Ou seja, considerando a existência de confusão patrimonial entre a pessoa física e o Score do MEI, uma concessão de crédito mais assertiva deve considerar diversos fatores, seja da pessoa jurídica ou do sócio, possibilitando conceder mais crédito e com mais segurança.

Score do MEI: Entenda formas de reduzir os custos da avaliação de crédito

Ainda que não tenha sentido, é muito comum encontrar empresas que focam somente no custo da avaliação do crédito em si, sem pensar em todos os prejuízos e as consequências de uma má avaliação. Ou seja, deixam de pensar no custo-benefício de fato, economizando somente em uma das pontas da operação, que poderiam ser evitadas através de uma avaliação robusta, seja com o Score do MEI disponibilizado pela Serasa Experian ou uma composição própria considerando outros fatores.

Nesse sentido, é importante destacar que a Serasa Experian é o maior bureau de crédito do Brasil e está presente em mais de 65 países. Cerca de 75% do mercado negativa e consulta no Serasa, o que faz com que a inteligência para a composição do Score do MEI e as informações de seu banco de dados sejam extremamente mais robustas e seguras em relação aos demais.

Além disso, visando a realizar o cruzamento inteligente de informações adicionais ao Score do MEI, é possível validar informações de forma online na Receita Federal para identificação da situação cadastral de uma empresa, identificando-se a sua natureza jurídica e atividades econômicas (CNAEs), validar telefones por meio de identificação de WhatsApp instalado, consultar endereços via Google Street View e muito mais nas soluções disponibilizadas pela Think Data, o que promove a composição de uma avaliação de crédito extremamente ampla, objetiva e segura para obtenção de melhores negócios.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: