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13 de fevereiro de 2023 - 17:16

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Como profissional de recuperação de crédito, é necessário saber que a comunicação é a chave para o sucesso, sendo o storytelling na cobrança (contar histórias) também uma ferramenta poderosa no arsenal da cobrança.

Storytelling na cobrança: O que é e ele como pode ajudar o seu negócio a aumentar a sua taxa de recuperação de crédito

Storytelling é uma forma de usar histórias, anedotas e outros elementos narrativos para comunicar uma mensagem ou criar uma resposta emocional da sua audiência. O storytelling na cobrança para ajudar a construir relações com os clientes através de histórias envolventes em vez de confiar apenas nos métodos tradicionais.

O storytelling na cobrança pode ajudá-lo a conectar-se emocionalmente com os devedores, mostrando-lhes que é uma estratégia eficaz utilizada para aumentar as taxas de recuperação. Ela coloca um elemento humano no processo de cobrança e pode ajudar os devedores a tomar uma decisão mais informada sobre como gostariam de pagar a sua dívida.

As histórias chamam a atenção e tornam mais fácil a sua relação com a sua situação. Elas podem ser incrivelmente eficazes quando combinadas com negociações de pagamento direto ao consumidor que são justas, flexíveis e personalizadas. Em geral, contar histórias torna mais fácil para os devedores reconectarem-se com as suas obrigações financeiras e encoraja-os a pagar quaisquer dívidas que devem na totalidade e em dia, podendo o storytelling na cobrança ajudar empresas a serem incrivelmente bem-sucedidas e a aumentar as suas taxas de recuperação.

Storytelling na Cobrança: Os benefícios de usar a contação de histórias

Através do storytelling na cobrança, permite-se construir relações, conectar-se com os clientes e estabelecer um sentido de propósito. Através da narração de histórias, pode dar vida aos produtos, fundamentando-os em aplicações e cenários do mundo real.

Além disso, o storytelling na cobrança pode ajudar a criar uma ligação emocional com os clientes, convidando-os a entrar no mundo da sua marca e aumentando a lealdade e possibilitando que o então devedor, volte a realizar novos negócios com a sua empresa.

Finalmente, pode ser usado para comunicar informação para além do que as descrições tradicionais dos produtos revelam, como a sua história de origem ou porque é importante para a sociedade. Ao tecer o storytelling na cobrança, pode fornecer novos conhecimentos sobre os seus produtos que apelam aos clientes e dar-lhes razões para ser um cliente recorrente após a regularização de suas dívidas.

Storytelling na Cobrança: Como usar o contador de histórias na recuperação de crédito

O storytelling na cobrança é uma ferramenta poderosa que os profissionais de cobrança podem utilizar para envolver os clientes. Ao desenvolver histórias em torno de conteúdos relacionados com a recuperação de crédito, as empresas podem criar uma experiência envolvente para os seus clientes e comunicar melhor o valor dos seus produtos ou serviços.

Para tornar a narrativa eficaz através do storytelling na cobrança, os profissionais devem criar histórias com o cliente em mente e certificar-se que a história é relatável e emocionalmente impactante. Além disso, é importante assegurar que a história se enquadra na voz da sua marca desejada ou em mensagens voltadas para o exterior, para que os seus clientes permaneçam ligados a eles.

Com técnicas de storytelling na cobrança bem elaboradas, as equipes podem melhorar o envolvimento do cliente, aumentar os índices de recuperação de dívidas, gerar novos negócios e elevar as taxas de satisfação geral.

Storytelling na Cobrança: Como superar o desafio de realizar o primeiro contato?

Contar histórias é uma das formas mais eficazes de se conectar com uma audiência e causar um impacto emocional. Usar o storytelling na cobrança ajuda o público a compreender melhor a história dentro dos artigos apresentados e pode melhorar a experiência do usuário.

Porém, de nada adianta criar cenários e experiências impressionantes se não é possível localizar o cliente e realizar esse passo importante de conexão para efetivar-se o início do storytelling na cobrança. Para isso, empresas de todos os portes contam com a ajuda da Think Data, que oferece soluções para assegurar que as informações de contato dos clientes são atualizadas para que a narrativa possa ser utilizada com o máximo efeito.

Através das soluções da Think Data, é possível identificar os melhores telefones para contato, obtendo-se um índice de Contato com a Pessoa Certa (CPC) elevado, com a possibilidade ainda de validar se um telefone móvel possui o aplicativo WhatsApp vinculado, ajudando ainda mais na efetivação do contato, seja via chamada, via envio de SMS ou até mesmo de mensagem via aplicativo.

Storytelling na Cobrança: Como superar os desafios na negociação

Compreender a realidade atual do devedor, é um passo extremamente necessário para a efetivação de um storytelling na cobrança que irá gerar um impacto positivo no cliente e, consequentemente, na negociação. Nesse contexto, a Think Data pode auxiliar, já que é possível identificar a escolaridade, situação profissional, renda, endereço e muito mais informações vinculadas ao devedor, garantindo que seja realizada uma negociação de acordo com sua realidade atual, evitando-se até mesmo quebras de acordo no futuro.

A Think Data é um dos maiores distribuidores Serasa Experian do Brasil e conta com uma plataforma extremamente robusta na qual é possível de realizar uma grande variedade de consultas referentes ao cliente, possibilitando conhecer a realidade do devedor de uma forma ainda mais profunda, através da checagem de existência de outras dívidas vencidas e pendências, protestos, cheques devolvidos, existência de ações judiciais etc. De posse de tais informações, é possível utilizar o storytelling na cobrança de forma extremamente efetiva.

Para ajudar o seu negócio a aumentar a sua taxa de recuperação de crédito, é possível contar com as diversas soluções oferecidas pela Think Data, cabendo destaque ainda, ao Localização Garantida, que permite a identificação de que um telefone móvel está ativo e, de fato vinculado a uma pessoa, estabelecendo um canal seguro para contato para a efetivação do storytelling na cobrança.

Através da construção de uma relação com os devedores e tornando mais fácil para eles terem empatia com os seus cobradores. Ao seguir as melhores práticas e trabalhar para superar estes desafios, pode assegurar que o uso do storytelling na cobrança é eficaz para o seu negócio.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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1 Comentário
  1. Basta entender que, como disse Nelson Tiemann: “Não temos devedores. Temos clientes passando por dificuldades financeiras”. E mais: “Cobrar é a arte de vender ao cliente a sua própria dívida”. Todo o resto é “little storytelling”.

    Ismael Pereira em 14 de fevereiro de 2023 - 08:47

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