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22 de novembro de 2021 - 17:16

Telefone-do-cliente-conheca-as-3-principais-estrategias-de-analise-para-prevencao-a-fraude-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Diversas informações são analisadas em uma avaliação para concessão de crédito, desde informações bastante simples até o telefone do cliente. Entenda a importância de se validar um telefone – e as últimas tecnologias focadas em garantir a redução da inadimplência e prevenção à fraude.

Todos os dias são inventados novos golpes, fazendo com que as empresas tenham que correr contra o tempo para identificar novos métodos para viabilizar a realização de novos negócios e prevenir casos de fraudes. Pensando nisso, separamos aqui 3 estratégias que sua empresa pode implementar através da avaliação de uma informação extremamente simples: o telefone do cliente!

1 – O telefone do cliente está sendo utilizado?

Quando o cliente realiza seu cadastro, muitas vezes, o envio de código de confirmação por SMS pode não ser o suficiente para se obter a clareza sobre o telefone do cliente. Isso porque pode ser um telefone emprestado ou até mesmo um chip recém ativado, adquirido somente com a pura intenção de realização de golpes, por exemplo.

Entender se o telefone do cliente está em utilização deve levar em consideração diversos critérios. A Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional, desenvolveu uma metodologia própria, chamada Data Score, que identifica diversos critérios relacionados ao telefone do cliente, através da qual é possível realizar uma certificação cadastral.

Utilizando-se dos critérios inferidos pela inteligência da Think Data, é possível identificar com cerca de 30% a 40% de precisão o Contato com a Pessoa Certa (CPC). Além disso, a Think Data conta também com solução exclusiva que avalia de forma online e real-time se um telefone móvel possui o aplicativo WhatsApp instalado no aparelho – o que faz com que seja possível avaliar se o telefone do cliente está sendo utilizado pelo usuário.

2 – Telefone do Cliente: confira as informações do perfil do cliente online

Quando avaliada a utilização do WhatsApp pelo telefone do cliente, por meio da solução disponibilizada pela Think Data, é possível identificar a foto de perfil do usuário no aplicativo. Com tal informação, é possível garantir uma infinidade de cruzamentos para a validação de dados e prevenção à fraude.

Obtida a foto de perfil do WhatsApp, é possível realizar avaliações ainda mais profundas considerando o telefone do cliente, já que é possível realizar a comparação desta foto com a foto do documento do cliente ou até mesmo de fotos publicadas em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn.

Estudos apontam que cerca de 99% das linhas de telefones móveis possuem o WhatsApp instalado. Ou seja, uma simples avaliação de critérios bastantes simples pode prevenir diversas fraudes, já que identificando que existe um WhatsApp vinculado ao telefone do cliente presume-se que é um telefone ativo, já a chance de um telefone móvel não possuir este aplicativo instalado é de cerca de 1%!

3 – Entenda como identificar se o telefone está vinculado ao cliente – e ativo

Muitas vezes, ainda que validadas e certificadas as informações, identificar se o telefone está realmente vinculado a ele e está em utilização, pode afastar diversos riscos, como utilização a pôr golpistas tentando se passar por terceiros.

Essa certificação é realizada por meio da Localização Garantida da Think Data. A solução, através de tecnologia de geolocalização de aplicativos móveis, valida o telefone do cliente e confirma se um telefone móvel está ativo e, de fato, vinculado ao cliente.

Além destas estratégias que aprofundam a análise apenas com um número de telefone, a Think Data, é um dos maiores distribuidores autorizados da Serasa Experian, disponibilizando consultas das mais simples às mais complexas para a avaliação de perfil de clientes que vão desde cheques devolvidos e pendências financeiras até a identificação do Score Serasa Experian e a Capacidade Mensal de Pagamento, adequando-se a todas as estratégias desde pequenas negociações até aquelas de mais alto risco.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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