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16 de abril de 2018 - 18:15 - atualizado em 17 de abril de 2018 às 12:46

O-que-e-mais-importante-para-o-sucesso-da-cobranca-digital-o-sms-ou-o-e-mail-think-data-thinkdata

Temos acompanhado e participado de diversas discussões sobre a importância da cobrança digital para o mercado de recuperação de crédito no Brasil. Além dos chatbots (muito utilizado pelas Assessorias e Contact centers), observamos que as financeiras veem com ótimos olhos a cobrança digital via portais de negociação, utilizando em conjunto o enriquecimento de dados cadastrais como aliado. Os sites mais conhecidos no mercado são da Adimplere, Negocia Fácil (MFMTI), Blue365 e Quero Quitar – mas um ponto todas as empresas de cobrança digital têm em comum: utilizam o SMS e o E-mail como direcionadores de clientes devedores aos seus canais de negociação.

A ideia fundamental da cobrança digital via portais de negociação é o resgate do consumidor (e do indivíduo), e não apenas a recuperação do crédito. Outros pontos positivos destes canais para o consumidor estão relacionados a redução dos atritos da negociação via operador, a segurança e o sigilo de se negociar a qualquer hora do dia ou da noite. Todos estes fatores foram refletidos no estudo do Instituto GEOC (Instituto de Gestão de Excelência Operacional em Cobrança) -   hoje, 48,7% dos devedores já utilizam plataformas digitais para negociar, e 80,3% que já negociaram dívidas por esses canais aprovam a experiência.

Já para as financeiras os ganhos são imensos! Redução de custos utilizando do enriquecimento de dados cadastrais com operadores, telecom, além de terem um canal de negociação que trabalha 24 x 7, com impacto zero em indicadores como absenteísmo ou turnover. Com tamanha força (e ganhos), imaginamos que em um futuro breve, as financeiras implementem competição entre seus canais digitais de cobrança, assim como acontece com os escritórios físicos (Assessorias).

Em relação ao título mestre deste artigo (O que é mais importante para o sucesso da cobrança digital: o SMS ou o E-mail?), entendemos que o e-mail seja a variável mais relevante para as ações digitais – a comunicação via e-mail passa a sensação de mais seriedade, formalidade nas tratativas com os clientes devedores. Hoje, estimasse que até 10% dos disparos de e-mails se tornem em promessas de pagamento!

O ponto negativo do e-mail é que a quantidade de pessoas que o utilizam é bem inferior aquelas que usam telefones celulares – nos dias atuais é fácil encontrar jovens que até podem ter e-mail, mas provavelmente dirão que os acessam de vez em nunca. Por isso, a cobrança digital, infelizmente, ainda dependerá dos acionamentos por SMS por um bom tempo!

Entendendo este cenário, a Think Data, bureau de informações referência no segmento de atualização cadastral para os mercados de crédito e cobrança implementou metodologias internas de atualização recorrente de e-mails e telefones móveis através de robôs que verificam a existência de novas informações assim como o vínculo dos endereços eletrônicos e celulares com os clientes cuja empresa necessitam realizar algum acionamento ou negociação, com o enriquecimento de dados cadastrais.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, assim como a qualidade dos seus endereços eletrônicos, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito  

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