Mar
27
26 de março de 2014 - 18:15

Sua-estrategia-de-atualizacao-cadastral-funciona-entenda-mais-televendas-cobranca

Não importa em qual estágio sua empresa esteja, começar a investir em qualidade da informação e dos dados é uma das necessidades mais importantes para o seu negócio. Para isso é importante atuar de duas maneiras. A primeira é um processo automático através de cruzamento de bases e a segunda (pode acontecer) através de atendentes especializados que realizam contato ativo para sua base de contatos, coletando as informações necessárias para atualizar e enriquecer a sua base de dados (hard skip).

Para saber se está na hora de investir na qualificação das informações cadastrais, sua empresa pode verificar através dos resultados das campanhas de marketing via e-mail, mala direta e call center os índices de mensagens devolvidas ou contatos inválidos. Nestes casos, o processo de atualização cadastral pode ocorrer em forma de troca de arquivos.

Atualmente os principais front-ends do mercado, já disponibilizam aos seus clientes integrações via Web Service com bureaus de informações, de forma que o enriquecimento cadastral ocorra de forma transparente, ágil e segura.

Um ponto importante a se observar, é que as regras de atualização cadastral podem variar entre áreas de uma mesma empresa. Como cada área pode utilizar um sistema específico, muitas vezes as informações globais da empresa são consolidadas em um Data Warehouse. Aqui começa o problema!. Muitas empresas utilizam estes grandes repositórios como fontes de atualizações cadastrais, sem saber do histórico de informações, quais são as corretas e atualizadas, além da detecção de problemas de formatação, duplicidade de registros, dentre outros problemas.

Diante dos pontos expostos, podemos concluir que os ganhos que sua empresa terá com uma base de dados mais qualificada/atualizada são:

- Eliminar as comunicações dirigidas (boletos) devolvidos devido ao endereço incorreto;

- Evitar campanhas, ações repetidas para um mesmo indivíduo ou empresa;

- Aumentar o número de ofertas aos clientes com endereços, telefones e e-mails válidos;

- Criar uma visão única dos dados cadastrais, identificando o real valor de um cliente.

Há várias ferramentas no mercado que podem ajudar na sua gestão da qualidade de dados. A maioria detecta necessidade de atualização de dados, corrigindo registros duplicados, desatualizados e realizando validações importantes como identificação de endereços sem CEP, CEP que não tem relação com o endereço, etc.

O importante para as empresas é manterem políticas de atualizações cadastrais consistentes, reuniões periódicas de resultados para avaliação dos indicadores e a busca constante das melhores práticas e Benchmarking que o mercado prática.

Conheça gratuitamente uma ferramenta de atualização cadastral, através do endereço: http://www.sistemasth.com.br/contato.php

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Verificar correspondência de CEP por endereço é uma boa, mas ainda melhor é corrigir a informação do endereço e atribui o CEP correto.

    A base de dados dos correios é dinâmica e CEPs são inativados e novos são criados de forma mais ou menos constante, até porque nos últimos anos cidades de CEP único passaram a ter CEP por logradouro.

    Um processo de Auditoria de Endereços é bastante útil nesses caso.

    Reinaldo Neves
    Equação Informática

    Reinaldo em 11 de maio de 2015 - 23:50

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: