Jul
28

5 questões essenciais sobre gerenciamento de dados

por: Afonso Bazolli
fonte: Serasa Experian
27 de julho de 2016 - 18:03

5-questoes-essenciais-sobre-gerenciamento-de-dados-televendas-cobranca

As empresas sabem que estratégias de gerenciamento de dados são essenciais: um estudo de Data Quality da Experian releva que 90% das organizações têm sua receita afetada por falta de dados dos clientes ou informações incorretas. As companhias reconhecem que qualificar os dados é muito importante, mas pode ser difícil saber por onde começar. Confira 5 perguntas que você deve fazer sobre sua base de clientes:

1 – Com que frequência a base de informações sobre clientes é revisada?

Erros ou dados incompletos são a maior praga em um database, já que esses problemas – que geralmente são originados por falhas humanas – impossibilitam uma visão real tanto da quantidade quanto da qualidade dos clientes e prospects.

2 – Quem tem acesso aos dados sensíveis coletados?

É importante definir um rodízio de pessoas-chave capacitadas a lidar com os registros privados, para minimizar problemas de segurança e vazamentos de informações. Elas precisam se reportar a um responsável e arcar com as responsabilidades de tal função.

3 – É utilizado um serviço externo de verificação?

Garantir a apuração das informações coletadas é tão importante quanto tomar a iniciativa de atrair novos clientes. Ferramentas internas ou empresas especializadas na validação de dados podem transformar uma base ineficiente em uma relevante.

4 – Quanto tempo leva entre a interação do cliente com a marca, o registro de suas informações e sua primeira compra?

Cada consumidor tem hábitos diferentes, mas a empresa precisa saber em detalhes como a interação acontece, pois é a partir do comportamento do comprador de um produto ou serviço que se pode agir para garantir um trabalho de marketing eficiente.

5 – A empresa conta com uma plataforma que habilita o compartilhamento de dados?

Mesmo que apenas uma pessoa seja responsável pelo gerenciamento de dados dos clientes, é importante contar com ferramentas que possibilitam o acesso a esses registros de forma fácil e rápida por outras áreas da empresa. Assim, quando ocorrer uma mudança de pessoal, de cargos ou mesmo de local físico de funcionários a base não será afetada.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: