Jun
04

A diferença entre Big Data e Business Intelligence

por: Afonso Bazolli
fonte: Canal Tech Corporate
03 de junho de 2014 - 18:05

A-diferenca-entre-big-data-e-business-intelligence-televendas-cobranca

Por: Diego Elias

Atualmente existe uma certa confusão na hora de definir os conceitos de Big Data e o que isso muda em relação às soluções de Business Intelligence (BI). Ainda é difícil para muitas pessoas fazer essa diferenciação. Muitos acham que Big Data se trata do substituto do BI, o que não é verdade, e iremos entender o porquê.

O Big Data ainda deverá amadurecer muito e mostrar seus reais benefícios às organizações. Trata-se ainda de um conceito novo e que o tempo ainda mostrará sua real definição e valor para os negócios. Contudo, hoje o Big Data é definido como um conjunto de tecnologias capaz de tratar grandes volumes de dados, estruturados ou não, de diferentes formatos e em tempo real. Sua complexidade impede a utilização de tecnologias e ferramentas tradicionais para o processamento desses dados. O desafio se baseia justamente em capturar, tratar, analisar e disponibilizar toda essa montanha de informação em tempo real.

Mas o que então diferencia o Big Data do BI? Dizer apenas que Big Data trata de grandes volumes de dados e em tempo real pode gerar conflito, até porque essas não são características exclusivas do Big Data, pois o BI também pode implementá-las.

O BI e Big Data são distintos, possuem objetivos diferentes e de certa forma são complementares. As duas soluções podem trabalhar conjuntamente, de forma não excludente, para melhor analisar e entender os dados.

A solução de BI tem foco na coleta, organização, transformação e disponibilização de dados estruturados para a tomada de decisão, além de permitir a análise preditiva de forma rápida e assertiva às organizações. Fornece insights e tendências aos gestores para que eles possam criar diretrizes eficientes e eficazes para o alcance dos resultados empresariais almejados.

Já o Big Data pouco se preocupa com a exatidão da informação que é fornecida em um sistema de BI. O Big Data foca no processamento dos dados em busca de correlações e descobertas. Por isso, no Big Data, nem sempre saberemos os motivos para as correlações existentes, pois poderá ser algo jamais concebido ou estudado. E está aí o diferencial do Big Data: mostrar caminhos e correlações antes desconhecidos, em tempo real, para que a empresa obtenha vantagem competitiva.

Uma coisa muito importante é que a implementação de uma solução de Big Data exige primeiramente um boa maturidade em BI. Isso porque o Big Data possui grande complexidade e requer experiência em soluções que permitam familiaridade e facilitada concepção no que tange à análise de dados. Por isso, a implantação de Big Data sem uma experiência prévia em soluções analíticas aumentam, e muito, as chances de fracasso.

Portanto, o BI trata das perguntas conhecidas e das nossas preconcepções com relação aos dados. O Big Data, por sua vez, se envolve com um universo de novas possibilidades e perguntas que ainda não conhecemos. Ambas possuem grande importância e devem ser bem entendidas para que as empresas possam aproveitá-las da melhor forma, agregando e alcançando os valores e resultados desejados aos negócios.

Fonte: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/business-intelligence/A-diferenca-entre-Big-Data-e-Business-Intelligence/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: