Sep
29

Coleta de dados online não é tudo no planejamento

por: Afonso Bazolli
fonte: Ideia de Marketing
28 de setembro de 2014 - 14:10

Coleta-de-dados-online-nao-e-tudo-no-planejamento-televendas-cobranca

Por: Rafael Malhado

Coleta de dados e privacidade. Duas coisas que andam se desconectando e, proporcionaram reflexões sobre o estudo e análise do comportamento do consumidor utilizando os meios digitais. Empresas e marcas monitoram e a utilizam as informações para filtrá-las e tentar personalizar cada vez mais os produtos e serviços para seus consumidores. A questão é: até que ponto o comportamento deve ser codificado para o um bom planejamento de comunicação?

A empresa global de pesquisa de tendências de consumo Trend Watching, publicou o seu último relatório intitulado “7 Tendências de Consumo para Aplicar em 2014” e dois deles se entrelaçam com a questão apontada: CrowdShaping e No Data. No relatório, todas as outras tendências são relevantes para este ano com absoluta certeza, contudo esses dois apontamentos implicam na resposta que queremos.

O artigo falando sobre CrowdShaping (Formatação das Multidões) refere-se exatamente ao fato dessa otimização do produto e serviço de uma marca para o consumidor de maneira coletiva: a partir dos rastros deixados pelas pessoas no ambiente online (como desejos e preferências visualizados através de cadastros, utilização de apps e até comentários nas mídias sociais), as empresas podem planejar suas ações em comunicação e geração de conteúdo, proporcionando experiências melhores para um grupo de pessoas, uma tribo que possui comportamento semelhante.

O artigo sobre o No Data vai um pouco na contramão de um dos assuntos mais comentados atualmente – o Big Data. Ele tráz dados e discussões pertinentes sobre o que os consumidores andam pensando da coleta de seus dados; o que as empresas estão realmente realizando de positivo para a melhoria da experiência de consumo dessas pessoas e o equilíbrio que deve haver nesse processo para não ferir essa privacidade.

E esse é, sem dúvida, o principal detalhe para entender o que a coleta de informações online traz de bom para os planners e se isso é o que mais importa.

Para um planner, o que não pode ser deixado de lado nunca é o contato com as pessoas e com o negócio – produto ou serviço – presencialmente, ao vivo e a cores. Para um bom planejamento de comunicação, é extremamente relevante o processo de conhecimento do consumidor pelas suas preferências e desejos offline também. Uma pesquisa netnográfica é relevante nos dias de hoje porque temos internet. E os motivos ou fatores do “sem internet”? Pergunte a um pesquisador netnográfico, por exemplo, se é somente a avaliação no ambiente online que consiste seu trabalho! Então, o comportamento codificado só deve ser totalmente relevante quando o offline parar de existir. Mas você acredita nisso?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: