Mar
20
19 de março de 2014 - 18:09

Para-diversificar-grupo-abril-lanca-consultoria-de-analise-de-dados-televendas-cobranca

Por: Gustavo Brigatto

Companhias de internet como Google e Facebook geram bilhões de dólares de receita todos os anos ao coletar dados de seus usuários e oferecer informações sobre tendências e comportamentos para outras companhias. De posse desses dados, elas conseguem falar com o público que realmente lhes interessa e, assim, divulgar sua marca de forma mais eficiente.

A análise de grandes volumes de dados, conhecida também como Big Data, tem se tornado uma das principais ferramentas de marketing nos últimos dois anos, atraindo interesse de marcas e de fornecedores. À lista, composta tradicionalmente por empresas de tecnologia como IBM, Oracle e Microsoft, juntou-se ontem o Grupo Abril.

O grupo lançou a YouFind, uma consultoria de análise de dados. A ideia é prestar serviços para empresas que querem tomar decisões baseadas em informações de seus próprios sistemas (como as relativas a clientes e vendas) e na correlação delas com dados de outras fontes – como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a base da própria Abril, que tem 74 milhões de cadastros. Entre as possibilidades está, por exemplo, a previsão de demanda por produtos e a avaliação de estratégias de investimento em marketing.

“São coisas que já fazíamos internamente, mas que agora passamos a oferecer para outras empresas também”, disse René Agostinho, presidente da YouFind.

Segundo Fábio Barbosa, presidente do grupo Abril, a iniciativa integra o movimento de diversificação dos negócios. “A Abril tem duas estratégias. Revigorar o meio em que atua [as publicações impressas] e investir em produtos complementares”, afirmou o executivo.

A YouFind é uma reformulação da Alphabase, divisão de marketing direto da Abril, criada há cerca de cinco anos. A própria Alphabase foi uma evolução de um outro negócio do grupo, a Datalistas, criada em 2004. No momento, a YouFind opera como uma unidade da Abril, mas o objetivo, segundo Agostinho, é transformá-la em uma empresa separada.

A operação herda os cerca de 300 clientes dos serviços tradicionais da Alphabase. Segundo Agostinho, a meta é migrar pelo menos cem deles para as ofertas de análise de dados até o fim do ano. O foco inicial serão os setores mídia, varejo, mercado financeiro e educação.

A YouFind conta com 39 funcionários e a expectativa é chegar a 50 até dezembro. Esse, disse Agostinho, deve ser o número máximo de contratados. “É um negócio de serviços, não consigo ‘escalar’ muito contratando mais gente.”

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: