Feb
24
23 de fevereiro de 2014 - 14:06

Limites-eticos-do-uso-de-dados-do-consumidor-ainda-nao-tem-regras-televendas-cobranca

Publicidade muito intrusiva pode fazer consumidor se sentir invadido

Por: Rennan Setti

Como tudo o que tange Big Data, a privacidade dos consumidores é questão sensível. Rodrigo Arrigoni, da R18, explica que sua empresa lida apenas com dados públicos e jamais identifica internautas individuais nas análises, apenas grupos. Apesar dessas práticas, não deixa de ser desconfortável para internautas ver anúncios que parecem saber demais sobre seus interesses.

Ainda falta padronização sobre os limites éticos do uso dos dados, argumenta Lica Bueno, diretora de mídia da F/Nazca S&S. Segundo ela, as empresas de internet não devem ser livres para estabelecer seus próprios padrões de privacidade.

— Não dá para haver um conceito de privacidade do Facebook, outro da Google e outro do Twitter — afirma. — Mas a reação do usuário será importante nesse processo. Se a publicidade for muito intrusiva, sua eficiência cairá, pois seres humanos não são máquinas, sentem-se invadidos.

Mas o cruzamento de dados feito por agências no Brasil ainda é tímido, diz o vice-presidente executivo da IAB Brasil, Marcelo Lobianco. Segundo ele, nos EUA, até dados “offline”, como históricos de cartão de crédito e registros telefônicos, são explorados.

— A publicidade brasileira ainda é muito centrada na TV, meio do qual é difícil extrair dados para cruzá-los com o negócio real. Nos EUA, onde há uma cultura de marketing direto e venda de produtos por catálogo e por telefone, o cruzamento é uma realidade madura.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: