Oct
20

As dimensões do cliente e a fidelização

por: Afonso Bazolli
fonte: Marcelo Caetano
19 de outubro de 2015 - 18:07

As-dimensoes-do-cliente-e-a-fidelizacao-televendas-cobranca

Por: Marcelo Caetano

Venho falando sobre fidelização de clientes há alguns meses.

Hoje, dando continuidade a esse debate, quero falar sobre algo que é fundamental para que você aumente sua base de clientes fiéis: a compreensão das dimensões no relacionamento com eles, que resumo nesta imagem:

As-dimensoes-do-cliente-e-a-fidelizacao-televendas-cobranca-interna-1

Analise e veja claramente que os clientes com os quais você consegue ter um grande sucesso em vendas e relacionamento são aqueles que você atinge em todas essas dimensões.

  • Tomador de decisão: a pessoa que decide, em última instância, se deseja ou não manter seu produto na empresa. Pode ser o dono ou o gerente de área. Raramente é a pessoa que compra (pense nisso).
  • Equipe interna: se o seu produto não estiver bem com a equipe interna do seu cliente, se eles não simpatizarem com o produto ou com você, isso pode complicar a sua vida. Trabalhe sempre sua imagem e seu produto com a equipe interna do seu cliente. Mais de 80% das decisões de compra acontecem dentro do ponto de venda, por isso a equipe interna é fundamental.
  • Consumidor final: veja de que maneira seu produto está chegando ao consumidor final. Se seu cliente for uma empresa de varejo, estamos falando da maneira como seu produto está exposto para o consumidor final e como está o merchandising. Se for uma indústria, estamos falando sobre a pessoa que vai manusear seu produto: será que ela está capacitada para tirar o melhor proveito do seu produto? Você conhece a fundo a pessoa que usa seu produto? Caso alguma das respostas seja negativa, invista nisso.

Simples entender a importância de cada um desses pilares, não é mesmo?

Pois então o momento é de pensar: você está conseguindo atingir seu cliente em todas essas esferas?

Se ainda não, comece a trabalhar para tornar isso possível logo. A fidelização – e, consequentemente, sua lucratividade – dependem disso.

Para isso, analise bem esses três grupos, entenda-os e defina estratégias específicas para conquistar todos eles. Para o resultado final isso é fundamental.

Sucesso!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: