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04 de junho de 2018 - 18:09

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Por: Fernanda Balieiro

Uma campanha de fidelização de clientes tem o objetivo de tornar as compras mais valiosas e recorrentes, por um longo tempo

Mas, afinal, por que se fala tanto em campanhas de fidelização de clientes? Qual o objetivo de tudo isso?

Antes de falarmos sobre esse tema, é importante definir um aspecto fundamental:

O que é um cliente fiel?

Muitos confundem fidelidade com hábito de consumo. Entenda com este exemplo:

Uma dona de casa costuma comprar sempre a mesma marca de café para sua família. Quando vai ao supermercado, procura até achar e adquire sempre a mesma.

Se ela for uma cliente fiel, caso um dia vá ao seu supermercado preferido e não encontre a marca que adora, não vai comprar outra. Ele vai se deslocar para outro estabelecimento e procurar aquela em que confia.

Já, uma cliente habitual, não só comparará outra marca, no caso de desabastecimento, como, se houver uma promoção tentadora, também fará a substituição do produto.

E o mesmo vale para serviços ou vendas consultivas B2B ou B2C.

O cliente fiel, sempre procurará a solução que melhor atende às necessidades de sua empresa, mesmo que seja um pouco mais cara.

E quanto aos consumidores finais, dois exemplos famosos de marcas que têm uma fidelidade extrema de seus clientes, são os Computadores da Apple, os famosos Macs, e as motocicletas Harley Davidson.

Esses consumidores da Apple costumam enfrentar horas na porta de lojas para serem os primeiros a comprar determinados lançamentos, e os ídolos das Harley Davidson cultuam a marca quase como uma religião.

Nesse caso, tratam-se de clientes leais, que não apenas preferem a marca, mas a recomendam, podendo chegar ao nível de advogados da marca, que a defendem de que fala mal dela.

Veja, a seguir, os objetivos, vantagens e algumas dicas para fazer uma boa campanha de fidelização de clientes.

Como fazer uma campanha de fidelização de clientes

Vamos apresentar alguns pontos importantes que é preciso dominar para que campanhas de fidelização de clientes tragam os resultados esperados.

Objetivos de uma campanha de fidelização de clientes

Dizer que o objetivo é trazer mais receitas para a empresa não responde completamente a esse questionamento. Um detalhe sobre campanhas de fidelização de clientes é que elas aumentam as receitas da empresa de várias formas:

  • Elas estimulam os clientes a comprarem valores maiores (ticket médio);
  • Os clientes se sentem mais inclinados a comprar mais vezes;
  • Seus consumidores tendem a se relacionar por um tempo maior com você.

Veja só: comprando valores maiores, mais vezes e por um período mais longo, campanhas de fidelidade de clientes têm um incrível potencial de fazer suas receitas crescerem!

Mas esses não são os únicos objetivos! Elas também ajudam a conquistar clientes, e por vários motivos:

  • Como normalmente são auxiliadas por sistemas de CRM (Getaão do relacionamento com o Cliente), você consegue informações sobre seus clientes atuais, o que permite traçar perfis de clientes potenciais e oferecer exatamente o que eles procuram;
  • Clientes fiéis costumam indicar seu produto ou serviço para outros clientes;
  • Clientes habituais ou esporádicos podem se tornar fiéis, devido às vantagens oferecidas por sua campanha de fidelidade.
  • Como você pode perceber, os objetivos são bem mais complexos do que simplesmente aumentar suas receitas.

Um dos segredos das campanhas de fidelização de clientes é conhecê-los tão bem que sua empresa é capaz de surpreendê-los, ao criar ofertas que se encaixam perfeitamente em seus desejos e necessidades, na hora certa!

Vantagens de uma campanha de fidelidade para clientes

Quando se cria uma ação de fidelização de clientes, além dos objetivos que comentamos acima, outras vantagens são geradas para a empresa e para a marca, confira algumas delas:

  • Maior exposição e conhecimento da marca;
  • Empresas de serviços conseguem “tangibilizar” alguns benefícios;
  • Propaganda boca a boca em redes sociais;
  • Clientes têm uma interação mais próxima com a marca, gerando afinidade;
  • Ela cria novos pontos de contato com o cliente, geralmente, por meio de e-mails, do site da campanha e do próprio cartão de fidelidade;
  • Os softwares normalmente empregados nesse tipo de ação acumulam, informações valiosas sobre seu consumidor;
  • Fidelizar agrega valor à sua marca.

Dicas para fazer uma campanha de fidelização de clientes

A primeira coisa que o empresário ou gestor deve ter em mente é que fidelização não se faz apenas com campanhas desse tipo. Pelo contrário: a fidelização leva tempo e é uma atitude, uma cultura que deve estar implantada na empresa para se conhecer melhor os clientes e atender suas necessidades de forma surpreendente.

Todo plano de marketing de uma empresa deve ter elementos de fidelização.

Posto isto, vamos às dicas para fazer sua campanha de fidelização de clientes:

  • Escolha prêmios que seu cliente realmente valoriza e deseja;
  • Defina regras claras de como acumular os pontos;
  • Crie um site na internet para a troca dos pontos por prêmios;
  • Contrate um designer profissional para que a identidade visual corporativa do seu negócio seja corretamente retratada, tanto no site como nos outros materiais de comunicação;
  • Aplique o CRM e seus conceitos ao idealizar a campanha;
  • Aproveite ao máximo as informações coletadas;
  • Crie um cartão fidelidade bonito e com materiais de qualidade;
  • Use as informações coletadas para corrigir rumos, caso necessário;
  • Contrate um advogado ou conte com o apoio do departamento jurídico para respeitar todas as normas legais (bastante complexas) deste tipo de ação de marketing.

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