Mar
28
27 de março de 2018 - 18:07

O-papel-da-logistica-na-fidelizacao-do-cliente-televendas-cobranca

Por: Mac Giovanni

Diante de um cenário digital cada dia mais competitivo, manter seus clientes fiéis pode não ser uma tarefa tão simples, ainda mais quando pensamos em encantar consumidores tornando-os advogados e promotores da marca.

Estima-se que uma cartela de clientes fidelizados pode ser responsável por mais de 65% do volume de vendas de uma empresa, sem contar que o custo de manutenção de um cliente retido é quase três vezes menor que o total de investimentos para captar novos consumidores.

Quer entender melhor o papel da logística na fidelização dos clientes? Pois é sobre isso que falaremos nesse post, acompanhe:

A logística e o encantamento

Responsável por aproximadamente de 8% a 12% das despesas, o processo logístico corresponde a um dos maiores pontos de atenção entre empreendedores online. Isso porque se trata de um momento decisivo na construção da experiência positiva de compra e confiança dos consumidores.

Para compreender o papel da logística na fidelização dos clientes, é necessário partir do princípio que todo o processo funciona como um ciclo, que deve estar muito bem estruturado, antes mesmo do primeiro contato do consumidor com a empresa. Uma gestão de logística bem-sucedida pode ser a chave na fidelização e propagação da empresa pelos próprios consumidores.

Estoque

É necessário avaliar o nível de confiabilidade da cadeia logística, compreender a capacidade de cada fornecedor durante a entrega e fabricação dos produtos oferecidos.

Ofertar produtos que podem não estar disponíveis para entrega, por exemplo, se torna um risco grave capaz de denegrir a reputação de qualquer negócio.

Uma questão importante e diretamente relacionada a uma boa gestão de estoque é o controle do fluxo de caixa. A reposição desnecessária de produtos esquecidos no estoque pode onerar o capital de giro e negativar as movimentações financeiras.

Armazenagem

Para alinhar a produção e definir os preços dos produtos é necessário, antes, um local de armazenamento. Essa organização deve ser feita no planejamento anual, com revisões periódicas considerando aspectos mercadológicos e sazonais.  Empreendedorismo / Gestão / Logistica / Relacionamento / Experiência do cliente

Separação e envio

Essa etapa deve ser analisada e acompanhada diariamente, tendo em vista diferentes variáveis. Cada detalhe deve ser acompanhado minuciosamente para evitar erros humanos.  Independente da operação ser interna ou terceirizada, a responsabilidade de atendimento será sempre do lojista.

Entrega

A entrega dos produtos se torna a parte mais complicada, porque o lojista não tem muita autonomia nesse processo. Alguns pontos devem ser avaliados antes de montar a sua operação:

Distância

O tempo gasto entre a sua empresa e a transportadora deve ser levado em consideração e incluídos dentro do plano estratégico e do tempo necessário para entrega.

Qualificações

Escolha transportadoras com reputação positiva, nível de qualidade, processos claros e tecnologia de rastreamento.

Prazo de entrega

Quanto menor o prazo de entrega oferecido aos seus consumidores, maior as chances de aumentar as conversões no seu e-commerce.

Restrição de serviços

Se você trabalha com produtos específicos, fique atento! Algumas transportadoras não enviam algumas mercadorias. Os correios, por exemplo, não aceitam carga viva e produtos perecíveis.

Dimensões do produto

Fique de olho no peso e tamanho dos seus produtos. No Sedex, o peso máximo estabelecido é de 30kg. Já no PAC esse número sobe para 50kg. Vale destacar também que os correios disponibilizam 7 tipos de caixas. Se o seu produto for maior que todas as opções de embalagens fornecidas, o envio será recusado.

Conhecer o papel da logística na fidelização dos clientes é o primeiro passo não só para reduzir os custos da empresa, como também, ajudar na avaliação da mesma diante do mercado. Um cliente satisfeito não só volta a comprar, como indica o serviço a outras pessoas.

Lembre-se: o “boca a boca” ainda é uma das ferramentas mais valiosas para qualquer lojista. Deixe seu comentário e participe da conversa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: